[Fonte da imagem]


Projeto Pau-cravo


Apresentação
Esta página foi criada para divulgar informações sobre um projeto de investigação submetido à Iniciativa Amazônia (Amazônia+10) cujo eixo central é a planta da família Lauraceae conhecida como pau-cravo, cravo-do-maranhão, imira-ataia, licari-cani e, possivelmente, outros nomes, pertencente à espécie Dicypellium caryophyllaceum (Mart.) Nees, 1833.
Esta espécie arbórea é encontrada na Amazônia brasileira, com registros já feitos para a Amazônia peruana e equatoriana. Possui flores e frutos aromáticos e pode atingir até 20 metros de altura.
O pau-cravo encontra-se ameaçado de extinção e, segundo a Lista de espécies da Flora do Brasil - 2010 do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, oficialmente adotada perante organizações internacionais, é endêmico do Pará e do Maranhão.
[Fonte: Wikipedia - Pau-cravo]



Equipe responsável
A equipe que elaborou o projeto é composta pelos seguintes atores:
  1. Raírys Cravo Herrera
    UFPA - PA
    Currículo Lattes

  2. Fernando Santiago dos Santos
    IFSP campus São Roque - SP
    Currículo Lattes

  3. Solange Henchen Trevisan
    SEMAS - PA
    Currículo Lattes

  4. Diogo Souza Bezerra Rocha
    Instituto Internacional para a Sustentabilidade - RJ
    Currículo Lattes

  5. Nelivaldo Cardoso Santana
    UFPA campus de Altamira – PA
    Currículo Lattes



Projeto
Clique aqui para acessar o projeto completo submetido ao edital da Iniciativa Amazônia (Amazônia+10) caso deseje conhecer detalhes da proposta.



Registro fotográfico
Todas as fotografias a seguir são de autoria de Solange Henchen Trevisan. Os créditos devem ser dados à autora, caso sejam copiados ou reproduzidos.
As fotografias incluem detalhes das flores, frutos, casca e folhas do pau-cravo.