IFSP
– CAMPUS SÃO ROQUE
BOTÂNICA 2
Aula 3 – Atividades
1.Crie uma tabela comparativa entre
os diferentes tipos de tecidos e sistemas encontrados nas plantas vasculares. Há
situações em que o mesmo tecido/sistema desempenha
funções análogas? Qual(is)?
2. Como ocorre o desenvolvimento dos
diferentes tipos de sistemas na planta? Que diferenças há entre crescimento
primário e secundário?
3.Muitas espécies de plantas, como
os cactos e certas plantas conhecidas como ‘suculentas’ (plantas dos gêneros Sedum, Agave etc.), armazenam águam em um
tecido especializado que funciona como um verdadeiro reservatório desse líquido.
Que tipo de tecido está envolvido nesta situação?
4.Algumas pessoas prendem uma corda
ou arame forte em volta do tronco de pequenas árvores, atando-as a algum tipo de
suporte para que fiquem firmes e cresçam na vertical. A árvore cresce
normalmente até que chega a um ponto em que a corda ou arama produz um corte no seu tronco, e a planta pode secar e morrer.
Explique o que, nesse caso, pode causar a morte da árvore. Que tipo de
procedimento pode ser adotado para evitar que isso aconteça?
5.Em um concurso escolar, o tema
para o desenvolvimento de uma redação foi o seguinte: “Ó roseira, de teus ramos
quero tudo menos os espinhos!”. Do ponto de vista biológico, há algum erro
conceitual no tema da redação do concurso? Por quê? A linguagem popular em
geral não reconhece a palavra acúleo. Você acha que isso representa um problema
para o entendimento das funções e estruturas botânicas? Explique seu ponto de
vista.
6.Maria visitou uma estufa com
plantas de diversos ambientes do Brasil no horto florestal de sua cidade. A
monitora do horto convidou-a a visualizar os estômatos das folhas ao microscópio
de luz do laboratório. Maria observou ambas as faces das folhas de uma planta aquática,
de uma planta de clima desértico e de uma planta do interior de uma floresta úmida.
O que Maria deve ter observado em relação à posição dos estômatos e outras
características em cada uma das folhas?
7.Muitas epífitas como bromélias e
gravatás possuem em suas folhas tricomas modificados
(‘escamas’). As escamas têm a função de absorver água
e nutrientes minerais. Discuta a presença de tais estruturas nessas plantas.
Elas poderiam desempenhar a função de qual órgão vegetal?