O estudo da Botânica, conhecida também como a Scientia amabilis, requer dedicação, pesquisa, comparação de estruturas e análise de terminologia própria, empregada em diferentes grupos de organismos. A observação da natureza, com enfoque para diversos grupos de organismos tradicionalmente estudados pelos botânicos, embora pertencentes a diversos reinos, é uma das frentes de estudo desta disciplina. Uma poça d'água, a região entremarés de uma praia rochosa, um jardim ou um vaso de plantas podem ser locais interessantes para coleta e observação dos organismos estudados em Botânica I.
Esta disciplina tem foco principalmente nos temas:
Evolução e classificação dos "vegetais" e histórico dos sistemas de classificação botânica;
Noções de nomenclatura botânica;
Caracterização, biologia, evolução, taxonomia e importância de cianobactérias, algas, fungos, fungos liquenizados, briófitas e pteridófitas;
Métodos e técnicas de coleta e preservação de criptógamas;
Chaves de identificação de criptógamas.
Os links a seguir direcionam você ao currículo Lattes do Prof. Fernando, ao grupo de whatsapp criado especificamente para este componente curricular, à homepage do Prof. Fernando e ao contato via e-mail com o docente. Acesse as opções que desejar, a seguir.
OBJETIVOS DE SRQBOT1 / BOTB4
Este componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é o primeiro a apresentar os vegetais, as plantas e outros organismos tradicionalmente estudados pela Botânica, como fungos, mixomicetos e fungos liquenizados.
São pretendidos os seguintes objetivos:
Compreender, do ponto de vista histórico, a evolução dos primeiros sistemas de classificação das plantas e outros grupos de organismos denominados, coletivamente, de vegetais;
Estudar esses grupos 'botânicos' por meio de diversos aspectos, entre os quais morfofisiológicos, ecológicos, anatômicos e sistemáticos;
Discutir as possíveis interrelações entre esses grupos vegetais e outras áreas da Biologia, notadamente Ecologia, Zoologia e Paleobotânica.
MATERIAL DE AULAS PRÁTICAS
A seguir você encontra os materiais de aulas disponíveis para esta disciplina: aulas em PDF com os principais tópicos desenvolvidos durante as aulas teóricas, resumos, estudos dirigidos e sugestões de atividades.
Importante: as atividades sugeridas podem ser complementadas com indicações dadas pelo professor durante as aulas teóricas. Consulte seus colegas de sala caso esteja ausente em alguma aula. Observação para as aulas práticas: Os temas das aulas práticas serão comentados diretamente pelo professor. Excepcionalmente, alguns links com materiais poderão ser abertos.
Para as aulas práticas, é imprescindível o uso do kit abaixo:
Estilete, bisturi ou lâmina de barbear (preferencialmente nova e bem afiada)
Jaleco (preferencialmente de mangas compridas)
Bloco ou caderno de anotações
Lápis ou máquina fotográfica digital
Pincel fino (tipo 0 ou 1, de ponta fina)
Pinças variadas (tipo "dente de rato", de ponta fina e ponta romba)
Lenço de papel ou papel toalha
Lupa de mão com aumento mínimo de 4x
Kit de lâminas e lamínulas
As aulas práticas poderão ser realizadas em duplas ou, em casos excepcionais, em trios. A entrega de relatório(s) de aulas práticas ficará a critério do professor.
As aulas poderão ser distribuídas em mais de um dia, dependendo do número de alunos e da dinâmica da sala.
O acompanhamento das aulas práticas poderá ser feito, também, utilizando-se o Guia Fotográfico de laminário e materiais complementares.
CONTEÚDO, AVALIAÇÃO E PROGRAMA DE AULAS
As 38 aulas previstas (total de 76 aulas, pois cada aula é dupla) aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula, na semana correspondente.
Estão previstas saídas técnicas para atividades práticas de campo em locais como a Mata da Câmara, a Brasital, o câmpus e arredores, entre outros. As visitas ocorrerão, preferencialmente, aos sábados e serão comunicadas com, pelo menos, duas semanas de antecedência.
As aulas práticas em laboratório seguirão as normas e orientações definidas pelo laboratório de Botânica do câmpus. O uso de jaleco e kit de aulas práticas é obrigatório durante as aulas de laboratório.
Recomenda-se fortemente que os estudantes leiam os materiais de cada semana antes das respectivas aulas. Isso aumenta a qualidade das aulas e a eficiência do aprendizado.
O sistema avaliativo será composto pelas seguintes atividades, todas de igual peso e valor (máximo: 10,0 pontos):