(c) Copyright 2004-2024
Professor Fernando Santiago dos Santos
Todos os direitos reservados.

Licenciatura em Ciências Biológicas
BOTÂNICA 1 (SRQBOT1 / BOTB4)


INFORMAÇÕES GERAIS
>> Livro-base do componente curricular: "Botânica de Strassburger" <<

O estudo da Botânica, conhecida também como a Scientia amabilis, requer dedicação, pesquisa, comparação de estruturas e análise de terminologia própria, empregada em diferentes grupos de organismos.
A observação da natureza, com enfoque para diversos grupos de organismos tradicionalmente estudados pelos botânicos, embora pertencentes a diversos reinos, é uma das frentes de estudo desta disciplina.
Uma poça d'água, a região entremarés de uma praia rochosa, um jardim ou um vaso de plantas podem ser locais interessantes para coleta e observação dos organismos estudados em Botânica I.
Esta disciplina tem foco principalmente nos temas:

  • Evolução e classificação dos "vegetais" e histórico dos sistemas de classificação botânica;
  • Noções de nomenclatura botânica;
  • Caracterização, biologia, evolução, taxonomia e importância de cianobactérias, algas, fungos, fungos liquenizados, briófitas e pteridófitas;
  • Métodos e técnicas de coleta e preservação de criptógamas;
  • Chaves de identificação de criptógamas.
  • Os links a seguir direcionam você ao currículo Lattes do Prof. Fernando, ao grupo de whatsapp criado especificamente para este componente curricular, à homepage do Prof. Fernando e ao contato via e-mail com o docente. Acesse as opções que desejar, a seguir.

    Currículo Lattes do Prof. Fernando:
    Acesse clicando aqui

    Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular

    Página acadêmico-profissional do Prof. Fernando:
    Clique aqui para acessar essa página

    E-mail do Prof. Fernando:
    fernandoss@ifsp.edu.br


    OBJETIVOS DE SRQBOT1 / BOTB4
    Este componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é o primeiro a apresentar os vegetais, as plantas e outros organismos tradicionalmente estudados pela Botânica, como fungos, mixomicetos e fungos liquenizados.
    São pretendidos os seguintes objetivos:

    1. Compreender, do ponto de vista histórico, a evolução dos primeiros sistemas de classificação das plantas e outros grupos de organismos denominados, coletivamente, de vegetais;
    2. Estudar esses grupos 'botânicos' por meio de diversos aspectos, entre os quais morfofisiológicos, ecológicos, anatômicos e sistemáticos;
    3. Discutir as possíveis interrelações entre esses grupos vegetais e outras áreas da Biologia, notadamente Ecologia, Zoologia e Paleobotânica.


    MATERIAL DE AULAS PRÁTICAS
    A seguir você encontra os materiais de aulas disponíveis para esta disciplina: aulas em PDF com os principais tópicos desenvolvidos durante as aulas teóricas, resumos, estudos dirigidos e sugestões de atividades.

    Importante: as atividades sugeridas podem ser complementadas com indicações dadas pelo professor durante as aulas teóricas. Consulte seus colegas de sala caso esteja ausente em alguma aula.
    Observação para as aulas práticas: Os temas das aulas práticas serão comentados diretamente pelo professor. Excepcionalmente, alguns links com materiais poderão ser abertos.
    Para as aulas práticas, é imprescindível o uso do kit abaixo:

  • Estilete, bisturi ou lâmina de barbear (preferencialmente nova e bem afiada)
  • Jaleco (preferencialmente de mangas compridas)
  • Bloco ou caderno de anotações
  • Lápis ou máquina fotográfica digital
  • Pincel fino (tipo 0 ou 1, de ponta fina)
  • Pinças variadas (tipo "dente de rato", de ponta fina e ponta romba)
  • Lenço de papel ou papel toalha
  • Lupa de mão com aumento mínimo de 4x
  • Kit de lâminas e lamínulas
  • As aulas práticas poderão ser realizadas em duplas ou, em casos excepcionais, em trios. A entrega de relatório(s) de aulas práticas ficará a critério do professor. As aulas poderão ser distribuídas em mais de um dia, dependendo do número de alunos e da dinâmica da sala.
    O acompanhamento das aulas práticas poderá ser feito, também, utilizando-se o Guia Fotográfico de laminário e materiais complementares.


    CONTEÚDO, AVALIAÇÃO E PROGRAMA DE AULAS
    As 38 aulas previstas (total de 76 aulas, pois cada aula é dupla) aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.

    Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula, na semana correspondente.

    Estão previstas saídas técnicas para atividades práticas de campo em locais como a Mata da Câmara, a Brasital, o câmpus e arredores, entre outros. As visitas ocorrerão, preferencialmente, aos sábados e serão comunicadas com, pelo menos, duas semanas de antecedência.

    As aulas práticas em laboratório seguirão as normas e orientações definidas pelo laboratório de Botânica do câmpus. O uso de jaleco e kit de aulas práticas é obrigatório durante as aulas de laboratório.

    Recomenda-se fortemente que os estudantes leiam os materiais de cada semana antes das respectivas aulas. Isso aumenta a qualidade das aulas e a eficiência do aprendizado.

    O sistema avaliativo será composto pelas seguintes atividades, todas de igual peso e valor (máximo: 10,0 pontos):


  • Atividade online 1 [peso 1,5]
  • Atividade online 2 [peso 1,5]
  • Atividade online 3 [peso 1,5]
  • Seminário: Acesse os critérios aqui [peso 2,0]
  • Exposição de terrários didático-científicos [peso 1,5]
  • Participação nas aulas e atividades [peso 1,0]
  • Autoavaliação [peso 1,0]


  • A seguir, o planejamento do semestre letivo.
    Clique no ícone correspondente à semana que deseja acessar. Uma nova página será aberta.