A Botânica também é conhecida como a Scientia amabilis, ou seja, a ciência amável: seu objeto de estudo inclui a imensa variedade de plantas e, por extensão e tradição histórica, muitos outros organismos fotoautotróficos cuja beleza e importância são inegáveis.
BOTB5 continua os estudos destes grupos de organismos (iniciados na disciplina anterior, BOTB4) com ênfase apenas em dois deles, coletivamente denominados 'espermatófitos' ou 'embriófitos': as "Gimnospermas" e as Angiospermas.
O grupo conhecido como 'Gimnospermas' inclui as coníferas (pinheiros, araucárias, podocarpos, cipestres etc.), as cicadáceas (as conhecidas palmeiras-sagu, muito utilizadas em praças e jardins), as gnetáceas (grupo pouco conhecido, com a bizarra welwítschia e a esquisita efedra) e a intrigante Ginkgo biloba.
O grupo das Angiospermas é o maior grupo de plantas, contabilizando entre 250 e 300 mil espécies em todo o globo, e inclui as plantas com sementes e frutos. O Brasil é o país mais megadiverso, com cerca de 15 a 20% do total mundial de Angiospermas.
Os links a seguir direcionam você ao currículo Lattes do Prof. Fernando, ao grupo de whatsapp criado especificamente para este componente curricular, à homepage do Prof. Fernando e ao contato via e-mail com o docente. Acesse as opções que desejar, a seguir.
OBJETIVOS DE BOTB5
Este componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é continuidade de BOTB4 (Botânica 1) e, assim como aquele, pretende trabalhar com os grupos mais recentes de plantas a partir de uma perspectiva evolutiva.
São pretendidos os seguintes objetivos:
Perceber a evolução histórico-geológica dos grupos de plantas com sementes (espermatófitas) a partir de ancestrais que apresentavam estruturas semelhantes a sementes (proto-sementes);
Relacionar os grupos de espermatófitas por meio de diversos aspectos, entre os quais morfofisiológicos, ecológicos, anatômicos e sistemáticos;
Discutir as possíveis interrelações entre as espermatófitas e outras áreas da Biologia, notadamente Ecologia, Zoologia e Paleobotânica.
EMENTA DA DISCIPLINA DE ACORDO COM O PPC DE LCB
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.
CONTEÚDO, AVALIAÇÃO E PROGRAMA DE AULAS
As 38 aulas previstas (total de 76 aulas, pois cada aula é dupla) aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas. O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula, na semana correspondente.
Estão previstas saídas técnicas para atividades práticas de campo em locais como a Mata da Câmara, a Brasital, o câmpus e arredores, entre outros. As visitas ocorrerão, preferencialmente, aos sábados e serão comunicadas com, pelo menos, duas semanas de antecedência.
As aulas práticas em laboratório seguirão as mesmas normas e orientações realizadas em BOTB4. O uso de jaleco e kit de aulas práticas é obrigatório durante as aulas de laboratório. Acesse os dois materiais a seguir para obter informações sobre as aulas práticas:
Recomenda-se fortemente que os estudantes leiam os materiais de cada semana antes das respectivas aulas. Isso aumenta a qualidade das aulas e a eficiência do aprendizado.
O sistema avaliativo será composto pelas seguintes atividades, todas com valor máximo de 10,0 pontos cada:
Atividade em dupla em sala de aula: 1 [peso 1,5]
Atividade em dupla em sala de aula: 2 [peso 1,5]
Atividade em dupla em sala de aula: 3 [peso 1,5]
Atividades individuais (10 no total) [peso 1,5]
Exposição de herbários didático-científicos com 20 exsicatas [peso 2,0]
Atividade individual final on-line [peso 1,0]
Autoavaliação [peso 1,0]
A seguir, o planejamento do semestre letivo. Clique no ícone correspondente à semana que deseja acessar. Uma nova página será aberta.