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Professor Fernando Santiago dos Santos
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Licenciatura em Ciências Biológicas
BOTÂNICA 2 (BOTB5 / SRQBOT2)

SEMANA 4


  1. Visão geral sobre as 'gimnospermas'
  2. Arte e ciência botânica: Arcimboldo
  3. Homo sapiens e as 'gimnospermas': relações harmônicas ou desarmônicas?


  1. Arte e ciência botânica:
    a) Da polimatia à botânica contemporânea
    b) Giuseppe Arcimboldo e sua importância na história da Botânica artística
    c) Desenhos científicos e ilustrações científicas

  2. Clados de "Gimnospermas":
    a) Clados basais:
    a.1) Cicadáceas (Cycadales)
    a.2) Ginkgo biloba (Ginkgoales), clado monofamiliar e monogenérico
    b) Clados mais recentes:
    b.1) Coníferas (Pinales)
    b.2) Gnetáceas (Gnetales):
    b.2.1) Welwitschia mirabilis
    b.2.2) Ephedra spp
    b.2.3) Gnetum spp (clado-irmão de Angiospermas)


  1. Você sabe quem foi Arcimboldo?
    Clique aqui e conheça esse pintor

  2. Classificação atual das espermatófitas
    Cladograma simplificado dos grupos
    Visão geral dos clados de "gimnospermas"

  3. Florestas no mundo
    Gráfico por área

  4. Vilões ou coevolucionistas?
    E a nossa relação com as 'gimnospermas', como fica?



  1. Exemplos de ilustrações científicas:
    Levantamento florístico de leguminosas

  2. Ilustrações científicas:
    Técnicas que podem ser utilizadas para representar animais e plantas em descrições científicas

  3. Rumo ao "Homo aestheticus":
    Os aspectos evolutivos do comportamento artístico


  1. Margaret Mee:
    Artista dedicada à botânica da Amazônia

  2. Publicação de egressos de LCB:
    Glossário Ilustrado de Botânica: subsídios para aplicação no ensino


AULA PRÁTICA 2
Morfologia externa das 'gimnospermas'

  1. Objetivos:
    .:. Trabalhar com material oriundo de 'gimnospermas'
    .:. Observar diferenças morfológicas externas no material coletado

  2. Material:
    .:. Folhas de 'gimnospermas' variadas: palmeira-sagu (Cycas revoluta) e diversas coníferas (Pinus elliottii, Araucaria angustifolia, Podocarpus macrophyllus, Thuja spp etc.)
    .:. Sementes (se houver)

  3. Procedimentos:
    .:. Manusear o material, registrando-o por meio de desenhos ou fotografias
    .:. Observar o material em lupa estereomicroscópica (20x e 40x)


Não está prevista avaliação nesta semana. .