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Professor Fernando Santiago dos Santos
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Licenciatura em Ciências Biológicas
BOTÂNICA 2 (BOTB5 / SRQBOT2)

SEMANA 9


  1. Principais famílias de angiospermas do Brasil
  2. Autoctonia e aloctonia entre as plantas


  1. Principais sufixos determinados de níveis taxonômicos:
    1.1 -phyta = Divisão
    1.2 -psida = Classe
    1.3 -ales = Ordem
    1.4 -ceae = Família

  2. Autoctonia:
    2.1 Presença em registro fóssil e outros tipos de registro documental (depoimentos, relatórios, checklists etc.)
    2.2 Muitas vezes, gera endemismo

  3. Aloctonia:
    3.1 Presença em registro documental (relação de mudas trazidas, por exemplo)
    3.2 Pode ser ocasionada de forma não intencional
    3.3 Não gera endemismo


  1. Principais famílias de angiospermas de Mata Atlântica e Cerrado
    Parte 1
    Parte 2

  2. Leitura 1
    O que são plantas nativas, endêmicas, exóticas e invasoras


  1. Leitura 1
    As angiospermas no Brasil

  2. Leitura 2
    Principais famílias de Angiospermas da Flora Brasileira

  3. Leitura 3
    Alienígenas na sala: o que fazer com espécies exóticas em trabalhos de taxonomia, florística e fitossociologia?


  1. Diferencie os dois maiores grupos de angiospermas:
    Eudicotiledôneas e monocotiledôneas


AULA PRÁTICA 4
Diferenciação entre diversos grupos de Angiospermas

  1. Objetivos:
    .:. Distinguir morfologicamente monocotiledôneas de "dicotiledôneas"
    .:. Observar a fórmula floral das plantas coletadas

  2. Material:
    .:. Três diferentes ramos com folhas de monocotiledôneas, preferencialmente com flores e/ou frutos. Exemplos encontrados facilmente no campus:
    a) flor de íris (Iris sp)
    b) capim (várias espécies)
    c) tiririca (Cyperus spp)
    d) moreia branca (Dietes iridioides)
    e) iuca (Yucca elephantipes) etc.

    .:. Três diferentes ramos com folhas de "dicotiledôneas", preferencialmente com flores e/ou frutos. Exemplos encontrados facilmente no campus:
    a) pata de vaca (Bauhinia sp)
    b) trombeteira (Brugmansia suaveolens)
    c) hortênsia (Hydrangea macrophylla)
    d) nêspera amarela (Eriobotrya japonica)
    e) astrapeia (Dombeya wallichii) etc.

  3. Procedimentos:
    .:. Siga as instruções do professor


Haverá a apresentação do Seminário 4 com o seguinte tema:

A coevolução inseto-planta:
O incrível caso dos alcaloides da família Solanaceae e os insetos

Material de consulta para este seminário:

  • Alcaloides de Solanaceae nas 'três ervas da bruxaria'
  • Questão interessante do Enem
  • Lepidópteros e suas plantas hospedeiras
  • Estudo preliminar da relação inseto-planta na Mata da Câmara
  • Implementação do “Borboletário+Legal” no IFSP São Roque