BRASIL – Informações gerais
©Copyright 1999/2002 Antônio Silveira R. dos Santos (Programa Ambiental: A Última Arca de Noé)
Localização: O Brasil localiza-se na área centro-oriental da América do Sul, tendo como limites todos os países sul-americanos, com exceção do Equador e o Chile. Está praticamente dentro da zona intertropica (92% de seu território).
Extensão territorial: Com seus 8.511.965 km2, o Brasil é o país mais extenso da América do Sul, o terceiro das Américas e o quinto do mundo, perdendo apenas para a União Soviética (22.402.200 km2), o Canadá (9.970.610 km2), a China (9.517.300 km2) e os Estados Unidos (9.372.614 km2).
Litoral brasileiro:Banhado pelo Oceano Atlântico, o litoral brasileiro tem 9.198 km de extensão, com inúmeras reentrâncias com praias, falésias, mangues, dunas, recifes, baías, restingas etc. Praticamente o ano todo o litoral brasileiro possui condições favoráveis à navegação.
Capital: Sua capital é Brasília (DF), que fica no estado de Goiás e tem cerca de 1.841.028 habitantes.
Maiores cidades:
São Paulo (SP) : 9.839.066 habitantes
Rio de Janeiro (RJ): 5.551.538 habitantes
Salvador (BA): 2.211.539 habitantes
Belo Horizonte (MG): 2.091.371 habitantes
Recife (PE): 1.346.045 habitantes
Porto Alegre (RS): 1.288.879 habitantes
São Paulo é considerada a 4ª cidade mais populosa do mundo.
Nas grandes cidades brasileiras há formação de bolsões de pobreza originadas dos deslocamentos migratórios internos devido a atração e trabalho nas construções e pela ilusão de melhor vida nas áreas cosmopolitas e ainda pela falta de políticas públicas eficazes, além da falta de verbas suficientes para sanear o problema.
Riquezas naturais
Riqueza hídrica:O Brasil é muito rico em termos hídricos, pois além de possuir inúmeros rios tem segundo maior rio do mundo, o rio Amazonas.
Possui quatro grandes bacias hidrográficas:
Bacia Amazônica:É a maior bacia hidrográfica do mundo, com 3.984.467 km2 em terras brasileiras. O rio Amazonas é o principal com 6.570 km, dos quais 3.165 km situam-se em território brasileiro. Sua largura média é de 4 a 5 km, chegando em alguns trechos a mais de 50 km.
Bacia Tocantins-Araguaia:Maior bacia inteiramente brasileira, ocupando uma área de 803.250 Km2. É a terceira do país em potencial hidrográfico e é navegável em muitos trechos.
Bacia do São Francisco: Sua extensão é de 631.133 km2, equivalendo a 7,5% do território brasileiro. É navegável em cerca de 2.000 Km e tem grande potencial hidrelétrico. Permite a prática de agricultura em suas margens e oferece condições para a irrigação artificial de áreas mais distantes.
Bacia Platina:Formada pelas bacias do Rio Paraná (a mais extensa e com o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil), do Rio Paraguai (com mais de 2000 Km de extensão) e do Rio Uruguai (com 1500 Km de extensão).Há ainda algumas bacias secundárias que se constituem de grandes rios, como os rios Jaguaribe no Ceará; Parnaíba na divisa dos estados do Maranhão do Piauí.; Ribeira de Iguape e rio Paraíba do Sul no estado de São Paulo; Itajaí em Santa Catarina etc.
Riqueza florestal:
O Brasil possui ainda áreas florestadas significativas.
Tem a maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica com mais de 6 milhões de km2 dentro de seu território, ocupando os Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e oeste do Maranhão). Esta floresta possui riquezas incalculáveis a se explorar de forma sustentável sendo potencial fornecedora de madeira, ervas medicinais, potencial turístico etc.Na região sudeste encontram-se os últimos trechos da Mata Atlântica, considerada a mais rica floresta do mundo em biodiversidade por km2. Mas devido estar na área mais populosa do país, está sob forte pressão e devastação.
Biodiversidade: O Brasil é o país de maior biodiversidade do mundo.
Economia brasileira:A economia brasileira atual está baseada na agricultura (algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, laranja, soja), pecuária (bovinos, suínos, ovinos, aves), pesca, mineração (bauxita, ferro, manganês, ouro), indústria (de transformação, de bens de consumo e bens duráveis). O Brasil é grande exportador de minérios de ferro e seus concentrados, aviões, soja, pastas químicas de madeira, automóveis, calçados, suco de laranja, café etc.