Funções da Avaliação Escolar
Kamila Cristina Miranda Cruz

(Fonte do texto)

1. INTRODUÇÃO
Durante os últimos anos, a educação tem passado por muitas transformações em sua estrutura curricular e metodológica, e muitas destas mudanças se dão decorrentes dos avanços tecnológicos que acontecem nos campos científico e político-social. No ambiente escolar, o educador assume o papel de mediador, onde ele tenta seguir estas novas tecnologias, buscando, sempre, o caminho correto para acompanhar estes avanços, de acordo com a sua realidade local.
Como as transformações curriculares estão acontecendo, é hora de revermos o conceito de avaliação. O ato de avaliar sugere a coleta e a análise de dados que tem por objetivo configurar o novo formato de avaliação. Este novo olhar para a avaliação não se constitui de matéria pronta, pois o professor deve utilizar diversas técnicas e instrumentos variados, para que consiga diagnosticar o começo, o durante e o término do processo avaliativo, onde cada educando assume sua identidade.A a avaliação não possui mais o caráter de aprovar ou reprovar um estudante: ela tem por finalidade apontar falhas e auxiliar o professor em sua didática, pois o aluno passa de um ser passivo para um ser dinâmico que ajuda na construção do conhecimento. Diante deste novo cenário da educação, que vem se transformando a cada dia, não podemos esquecer as três funções da avaliação que, segundo os estudos de Bloom (1993), incluem Função Diagnóstica (analítica), Função Formativa (controladora) e Função Somativa (classificatória), as quais têm como objetivo direcionar e aprimorar o trabalho na sala de aula.

2. DESENVOLVIMENTO
Quando discutimos o termo avaliar, logo associamos isso com a realização de provas, atribuição de notas e até mesmo reprovar ou aprovar um aluno. Algumas vezes, a avaliação é entendida como a simples transmissão e memorização de informações previamente prontas, onde o aluno é visto como um ser paciente e receptivo. Atualmente, em uma concepção pedagogia mais moderna, a educação é entendida como uma troca, onde as vivências dos alunos são introduzidas no ambiente escolar. Com estas técnicas de ensino, o educando passa a ser ativo e dinâmico, participando ativamente da construção do seu próprio conhecimento e ajudando a incutir valores e transmitir experiências a seus colegas e educadores.
A avaliação pode ser entendida como um processo de ensino e aprendizagem que deve ser realizada de forma contínua e sistemática na escola. Seu principal objetivo é o de diagnosticara situação de aprendizagem que se encontra em cada aluno em relação ao currículo que está sendo trabalhado; entretanto, não se deve priorizar apenas resultados, mas sim investigar, interrogar e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades que cada educando apresenta.
Com o processo de avaliação que é aplicado durante todo o período escolar, surge, então o erro, e este é como uma ferramenta que ajuda a indicar como o aluno está relacionando os conhecimentos (que de certa forma já possui) com os que vão sendo adquiridos, e esta intervenção é necessária para que aconteça o processo de construção e reconstrução de cada indivíduo. Toda resposta que o aluno mostra durante o processo de aprendizagem (certa ou errada) é a forma de ele expressar os conhecimentos que já foram adquiridos e um ponto de partida para o recomeço.
(...) Também podemos dizer que o aproveitamento de cada aluno reflete, em grande parte, a didática de cada professor apresenta. Esta temática pode ser observada no decorrer do ano quando temos, por exemplo, alguma substituição de professor, ou até mesmo o fato de o conteúdo que está sendo apresentado à turma no momento: este fato fica claro quando a maioria da turma tem um desempenho ruim durante uma ou mais avaliações.
Dessa maneira, a avaliação fornece informações muito importantes, as quais nos possibilitam verificar diretamente o nível de aprendizagem de cada aluno e também, indiretamente, determinar a qualidade do processo de ensino e, consequentemente, o sucesso do trabalho docente. Nesse sentido, podemos dizer que a avaliação assume a função de feedback dos procedimentos de ensino-aprendizagem, ou seja, fornece dados ao professor para que ele possa repensar e até , se for preciso, replanejar sua didática tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento de cada aluno e buscando sempre melhores resultados.
Antigamente, a avaliação possuía um caráter seletivo porque era vista como uma maneira de promover o aluno de uma série para outra. Hoje, a avaliação assume novas funções, pois é um meio de diagnosticar e de verificar em que medida os objetivos propostos estão sendo atingidos; logo, a avaliação assume uma dimensão orientadora (LUCKESI 2003).
(...) A sociedade precisa se conscientizar que aspectos não são notas mas, sim, registros de acompanhamento do caminhar de cada aluno, pois sendo este bem orientado, saberá sem dúvidas dizer quais são seus pontos fortes, o que aprendeu durante a aprendizagem e o que ainda precisa construir e precisa melhorar.

2.1 FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO
De acordo com os estudos de Bloom (1993), a avaliação do processo de ensino-aprendizagem apresenta três tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).
a) A avaliação diagnóstica (analítica) é adequada para o inicio do período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade constatar os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem. (...) Esta forma de avaliação pode ser utilizada antes e durante o processo de ensino-aprendizagem tendo diferentes finalidades. Sendo realizada antes do processo, tem como foco sondar se o aluno apresenta os conhecimentos necessários para que a aprendizagem possa ser iniciada. Se ocorrer durante o processo, será utilizada para identificar as causas das falhas de aprendizagem e possibilitar a implementação de recursos para corrigi-las.
b) A avaliação formativa (controladora) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa, basicamente, a avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem. É com a avaliação formativa que o aluno toma conhecimento dos seus erros e acertos e encontra estímulo para continuar os estudos de forma sistemática. Para que esta forma de avaliação ocorra, é necessário que seja controlada e, porque orienta o estudo do aluno ao trabalho do professor, também podemos dizer que é motivadora no sentido de evitar as tensões causadas pela as avaliações tradicionais.
c) A avaliação somativa (classificatória) tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino, classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos. Atualmente, a classificação dos estudantes ocorre segundo o rendimento alcançado, tendo por base os objetivos previstos. Para Bloom (1983), a avaliação somativa "objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e final de um curso". É através deste tipo de avaliação que são fornecidos aos estudantes os chamados feedback, os quais informam o nível de aprendizagem alcançado, se este for o objetivo central da avaliação formativa; presta-se, também, à comparação de resultados obtidos, visando também à atribuição de notas.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo deste trabalho foi o de apresentar a nova visão da avaliação escolar, onde os alunos passam a contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem, a qual passa a assumir novos papeis buscando identificar os conhecimentos adquiridos ao longo da etapa escolar, bem como as dificuldades que cada educando possa vir a apresentar. A avaliação escolar fornece informações muito importantes para o educador pois, a partir das respostas dadas pelos alunos, o professor consegue reavaliar alguns conceitos e, muitas vezes, repensar a sua didática de trabalho para que, assim, haja um maior aproveitamento da turma e uma troca de conhecimentos entre colegas e educadores.
A partir dos estudos de Bloom, a avaliação possui três funções principais: diagnosticar os conhecimentos prévios dos alunos (...), promover a avaliação formativa, que preza pelo controle e verificação se os alunos estão atingindo os objetivos propostos anteriormente (e, portanto, auxiliando o professor na identificação de deficiências), e (...) promover a função somativa, que tem como objetivo classificar os alunos no final de um módulo ou curso de acordo com o rendimento de cada um.

REFERÊNCIAS
BLOOM, B. S.; HASTINGS, T.; MADAUS, G. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira; 1993.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 1.ed. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.