CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
Por Oded Grajew
A primeira edição da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, que será realizada entre 9 e 15 de agosto, pode ter um significado surpreendente se observarmos o alto número de adesões que tem inspirado.
Essa iniciativa, idealizada por uma rede de organizações sociais e empresas, visa estimular a consciência social e promover a cidadania e a solidariedade. Ela vem se somar a inúmeras outras que pipocam pelo País e despertam o interesse de outras nações.
Na semana passada, um jornalista em visita ao Brasil me procurou dizendo que queria fazer uma matéria sobres as coisas novas que estão acontecendo no País. Eu respondi que estão sendo realizadas ações de governos e da sociedade absolutamente inéditas no planeta. E que o Brasil tem todas as condições de ser uma nova liderança deste século. Não uma liderança armamentista nem econômica, mas uma referência ética, que leve o mundo a repensar o futuro da humanidade, ameaçada de extinção pelo desequilíbrio social e ambiental.
A Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade faz parte desse novo olhar brasileiro, constituindo-se em um movimento partidário e ecumênico que tem como foco a divulgação e a implementação das oito Metas do Milênio, estabelecidas pela ONU em 2000. A iniciativa, a pioneira, busca mobilizar de forma e insistente governos e sociedade para que os objetivos sejam cumpridos até 2015, conforme 191 países, entre eles o Brasil, se comprometeram ao assinar a Declaração do Milênio.
A Semana será aberta no dia 9 de agosto, quando se completam sete anos da morte de Herbert de Souza, o Betinho. Ele se tornou um símbolo na luta pela erradicação da fome e da pobreza, que é a primeira das Metas do Milênio. Lá estarão presentes lideranças de vários segmentos sociais, inaugurando um fórum para reflexão e definição de ações concretas que acelerem os avanços sociais.
Para divulgar a Semana e disseminar as Metas do Milênio, a agência McCann Erickson Brasil criou voluntariamente a campanha Oito jeitos de mudar o mundo, cujo slogan é "Nós podemos". Também foi criado o site www.nospodemos.org.br, que permite o acesso, por qualquer pessoa, aos textos, fotos, ícones, programação e sugestão de ações.
As Metas do Milênio apontam para o País um horizonte totalmente novo, em torno da população têm se mobilizado. E a atenção do planeta se volta para o exemplo que esse movimento de cidadania e solidariedade dá aos outros países do mundo. É isso que o jornalista estrangeiro procurava detectar para escrever sua matéria.
(Oded Grajew é diretor-presidente do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, idealizador do Fórum Social Mundial e ex-assessor especial da Presidência da República).
(íntegra tirada da coluna Ponto de Vista – jornal A Tribuna – dia 06.08.04).