CIRCO
Urso sai do script e deixa espectadores em pânico

Patrícia Künzel

Uma entrada fora de hora do urso do Circo Dr. Antoninho, em Colombo, deixou em pânico os moradores do bairro Jardim Osasco que assistiam à apresentação. O tumulto aconteceu na matinê das 15 horas, no momento em que palhaços brincavam com um grupo de crianças. "De repente o urso abriu a cortina e deu de cara com uma menina. Todo mundo começou a correr", conta o secretário do circo, Wagner Luiz Maciel. Segundo ele, o urso estava na coleira e era segurado pelo domador, que não conseguiu impedir o animal de entrar no picadeiro. Ninguém se feriu.
A criança surpreendida pelo urso foi levada, apavorada, ao pronto-socorro do Alto Maracanã, em Colombo. Moradores vizinhos ao local onde está montado o circo, informaram que a menina estaria ferida, mas atendentes do pronto-socorro confirmaram que o urso não chegou a tocá-la. "Foi um horror. Tudo aconteceu muito rápido. O urso entrou, o pessoal do circo ficou batendo nele e o recolheu para dentro. Enquanto isso, quem estava lá saiu correndo. Depois eles chamaram o pessoal, dizendo que estava tudo bem, mas poucos ficaram para ver o resto da apresentação", relata a dona de casa Silmara Pinheiro, que estava no local com a filha de cinco anos, no momento do incidente.
O Circo Dr. Antoninho está em Colombo desde sexta-feira, fazendo apresentações gratuitas, por conta da campanha política de um candidato à prefeito. De acordo com o comitê do candidato, as apresentações continuam. Uma reunião deve ser feita amanhã para definir se os números com animais serão mantidos. Além do urso, o circo usa um leão nos espetáculos. "Os dois animais parecem muito mau-tratados", diz Silmara.