PROGRAMA DE
FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE
ENSINO – REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II
CURSO “METODOLOGIAS DE
ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS
TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
Encontro de 12/11/05 — MOTIVAÇÃO
E CRIATIVIDADE
Roteiro da Palestra com Daniel
Godri, “Criatividade e motivação”
1.
Antes
de assistir à palestra, vamos discutir as seguintes questões:
a) O que é criatividade?
b) Como a criatividade influencia positivamente a profissão do docente?
c) Como é que se pode “melhorar” a criatividade? Isso é realmente possível?
d) O que criatividade tem a ver com motivação?
e) O docente consegue valorizar a criatividade de seus alunos?
f) O que é melhor em uma profissão qualquer: motivação ou criatividade?
g) Auto-reflexão: você se sente criativo? E motivado?
2.
Durante
a exibição da palestra, preste atenção aos seguintes tópicos:
a) Como o palestrante utiliza sua linguagem para motivar a audiência?
b) Quais foram os grandes exemplos de criatividade mencionados? Por quê?
c) A criatividade é melhor que a motivação? Há alguma relação direta entre elas?
d) O que o sucesso tem a ver com a motivação?
e) O que é uma pessoa “cachorro” e uma pessoa “gato”? Você, como professor, já sentiu cachorro(a) ou gato(a)? Como foi a experiência nos dois casos?
3.
Após a
exibição da palestra:
a)
Discutir o seguinte pensamento: "O
potencial criativo de qualquer pessoa ultrapassa tudo o que já foi realizado
por toda a humanidade junta" (Peter
Kline)
b)
Discutir
o pequeno texto abaixo:
Albert Einstein é considerado um dos homens mais
inteligentes que pisaram a face da Terra, um cientista brilhante, um orgulho
para a raça humana. Porém, nem sempre foi considerado assim. Você sabia disso?
Na escola, quando criança, Einstein foi um verdadeiro fracasso. Sentia
grande dificuldade em matérias como história e geografia e um dos seus
professores, inclusive, chegou mesmo a prever um futuro sombrio para ele:
"- É um debilóide! Não vai chegar a lugar algum!"
A mesma coisa aconteceu com outro gênio da humanidade: Thomas Edison, o
homem que inventou a lâmpada elétrica. Aos oito anos, Edison foi
matriculado na escola do reverendo Engle, em Detroit, que não precisou de muito
tempo para conceituá-lo como um "retardado", um "estúpido".
Por causa da sua dificuldade em aprender, Edison foi praticamente expulso e
nunca mais freqüentou escola alguma.
Os casos de Einstein e Edison, contudo, não foram únicos na história. Gandhi
também foi um aluno medíocre. Sofreu muito com a tabuada e costumava voltar
para casa correndo para que seus colegas não pudessem zombar da sua
'burrice". Tinha um raciocínio muito lento e uma memória péssima.
4.
Links
úteis sobre criatividade:
http://www.poli.usp.br/criatividade/
http://www.camarabrasileira.com/criatividade1.htm
http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01136/piaget-criatividade.htm
http://www.guiarh.com.br/p38.html