PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I
E II
CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
PROFESSOR CRIATIVO...
(Profa. Raimunda
Maria da Cunha Ribeiro - Faculdade do Cerrado Piauiense)
Professores criativos contribuem, sem dúvida,
para o desenvolvimento do potencial criador de seus alunos. Por outro lado,
argumenta Martinéz (1997), professores não-criativos também podem contribuir
para o desenvolvimento da criatividade; podem fomentar em seus alunos
capacidades ou recursos, como pensamento lógico, importante para a
criatividade. O que caracteriza o bom professor, certamente não é apenas o seu
conhecimento ou os métodos utilizados, mas por trás disso há um conjunto de
crenças e valores sobre os estudantes, sobre a escola e sobre si mesmo, o qual
afetará sua conduta e sua prática pedagógica. Em perspectiva de Virgolim,
Fleith e Pereira (1999), ensinar com criatividade parece simples e divertido.
Pais e professores ou qualquer outra pessoa na missão de educar devem ser
criativos e devem valorizar o potencial criador das crianças. Acreditam ser
esta uma das possibilidade de se transformar a tarefa de educar em algo
prazeroso, capaz de modificar alunos, pais, professores, diretores, pessoas em
geral e o mundo em que vivemos.
Referências
ALENCAR, Eunice Soriano de. A gerência da
criatividade. São Paulo: MAKRON Books, 1996.
ALENCAR, Eunice Soriano de. Como
desenvolver o potencial criador. Petrópolis: Vozes, 1990.
ALENCAR, Eunice Soriano de. O processo
da criatividade. São Paulo: MAKRON Books, 2000.
ESTRADA, M. R. Manual de criatividade: os
processos psíquicos e o desenvolvimento. São Paulo: IBASA, 1992.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário
da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FRANÇA, Tânia Maria de Souza. A arte na
escola: a busca do sentimento, da criatividade, da espontaneidade. Brasília.
Revista de Educação AEC – N.º 101, 1996.
MARTINÉZ A. M. Criatividade e Educação.
Campinas: Papirus, 1997.
MOREIRA. A. M. Teorias da aprendizagem. São
Paulo: EPU, 1999.
NACHMANOVITCH, S. Ser criativo. São
Paulo: Sumus, 1993.
VIRGOLIM, A. M. R., FLEITH, Denise S. e PEREIRA,
M. S. N. Toque, toque, plim, plim. Campinas:
Papirus, 1999.
OECH
R. Um “Toc” na cuca. São Paulo: Cultura Editora, 1988.