PROGRAMA DE
FORMAÇÃO CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE
ENSINO – REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II
CURSO
“METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA,
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
CRIE, INOVE. OU
EVAPORE!
Antonio Carlos
Teixeira da Silva
http://www.guiarh.com.br/p38.html
A minha experiência profissional como
ex-executivo de empresas líderes (Kolynos, J.Walter Thompson Propaganda, Bayer,
Stanhome, Avon) deixam-me seguro para alertar que se você não desenvolver sua
Criatividade seu emprego está com os dias contados. Ou na melhor das hipóteses
você aguentará ainda algum tempo, mas na pasta dos descartáveis. É um fenômeno
histórico:
A Era da Agricultura durou milênios até que
chegou a Era Industrial. Nas últimas décadas iniciou-se a Era da Informática e
agora, queiram ou não, entramos na Era da Criatividade e da Inovação.
A Informática não será substituída pela
Criatividade. Será complementada. Sabe por que? Porque tudo o que informática
disponibiliza, tais quais informações, estatísticas, avaliações, processos e
muito mais não tem utilidade se você, ser humano, não tiver Criatividade para
interpretar, ler nas entrelinhas, tudo o que a Informática produz. Então, a
partir daí, solucionar problemas, identificar oportunidades. A Criatividade não
é um modismo. Ela é uma habilidade exclusiva do ser humano. Cada vez mais
valorizada.
Existe um paradigma de que apenas algumas
áreas são movidas à Criatividade: marketing, propaganda, promoções,
desenvolvimento de novos produtos. As demais, principalmente as burocráticas e
as de organização, nada a ver com Criatividade. Puro preconceito.
O burocrata, como todo e qualquer ser
humano, tem Criatividade. Só que ele não está acostumado a usá-la. Ele faz
trabalhos mecânicos, iguais. Mas a natureza de seu trabalho não o impede de ter
idéias, de pensar diferente para simplificar métodos e procedimentos, melhorar
sistemas, agilizar fluxos, reduzir burocracia, papelada, custos, controles mais
eficientes. Organizar mais racionalmente.
A relação de trabalho mudou, apesar de
alguns ainda não conseguirem ver. Sem agregar valor ao seu trabalho
considere-se na pasta dos descartáveis. É só uma questão de tempo. Pouco tempo.
E sem Criatividade fica muito mais difícil você identificar uma oportunidade,
solucionar um problema.
Imagine-se, por exemplo, um propagandista
de laboratório farmacêutico. Você recebeu excelente treinamento sobre os
medicamentos, relações humanas, técnicas de abordagem ao médico, à Secretária,
etc. Você e milhares de outros. Você está homogeneizado e é apenas mais um na
multidão.
Na sala de espera do médico estão quatro ou
cinco propagandistas e você aguardando pela oportunidade de demonstrar seus produtos.
O médico abre a porta, todos ficam em pé e, recitam em côro:
- "Bom dia Doutor"
Tudo conforme descrito no manual. Vocês
abrirão a mesma pasta preta com o logotipo do laboratório, mostrarão
literaturas similares, algum brinde para o médico colocar sobre a mesa e
deixarão amostras dos medicamentos.
Tudo igual, todos iguais.
Por qual razão o médico dará maior atenção
a você ou a um de seus colegas de profissão?
Você pode diferenciar-se, obter melhores
resultados do que seus concorrentes. Como? Usando sua Criatividade. Estando
treinado para usar sua Criatividade. Estando com sua Criatividade alerta quando
a oportunidade surgir. Ou criar uma oportunidade.
Um propagandista que eu conheço visitava um
médico no horário para atendimento aos propagandistas. Ele e mais cinco ao
mesmo tempo. Numa dessas visitas ele observou a secretária preparando uma maçã
e uma laranja para o Doutor. O médico não costumava sair para almoçar e comia
algumas frutas ali mesmo no consultório. Este propagandista então, sozinho, levou
uma cesta de frutas ao médico. Diferenciou-se. O médico gostou muito e, a
partir daí, enquanto comia as frutas assistia a apresentação dos produtos. O
propagandista sozinho, com muito mais tempo e desenvolvendo uma relação mais
cordial ainda com o médico.
O propagandista foi observador. Identificou
uma oportunidade. Pensou diferente e solucionou um problema. Diferenciou-se e
melhorou o resultado de seu trabalho.
Pense Diferente nos assuntos de sua área de
atuação.
Habitue-se a perguntar-se: de que maneira
eu posso fazer isto melhor, mais rápido, mais prático, mais eficiente? De que
maneira posso melhorar meu desempenho profissional?
Isto é comportamento Criativo. É isto que
as empresas estão esperando de todos seus funcionários. Desde o mais
humilde até o Presidente. Exemplos concretos já existem em grandes corporações
tais quais 3M, The Innovation Company, Procter&Gamble que possui um
Departamento de Criatividade na Matriz.
Além disso, muitas outras corporações
lançaram projetos de Criatividade & Inovação a serem aplicados em todas as
suas subsidiárias, para todos os funcionários. No Brasil estes programas estão
proliferando rapidamente.
Pense diferente para sobreviver e ter
sucesso nesta nova Era. Você, como todo ser humano é dotado de Criatividade, o
que falta é exercitá-la. Walt Disney estava correto quando disse: "
Criatividade é como ginástica, quanto mais você faz mais forte fica."
______________________________
Antonio Carlos Teixeira da Silva é
conferencista sobre Criatividade e idealizador do Projeto PENSE DIFERENTE .
www.pensediferente.com.br