Fernando Santiago dos Santos Copyright 2004-2024 Todos os direitos reservados.
Diversidade Biológica
DBIB2 e SRQDIBI
Componente curricular obrigatório do 2o semestre
O Art. 2º da Convenção sobre Diversidade Biológica afirma que a biodiversidade (diversidade biológica) significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte, compreendendo, ainda, a diversidade intraespecífica, interespecífica e de ecossistemas.
Mais claramente falando, diversidade biológica refere-se a:
variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies;
variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos;
variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas;
variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos.
Biodiversidade refere-se tanto ao número (riqueza) de diferentes categorias biológicas quanto à abundância relativa (equitabilidade) dessas categorias; e inclui variabilidade em nível local (alfa diversidade), complementaridade biológica entre habitats (beta diversidade) e variabilidade entre paisagens (gama diversidade).
Biodiversidade inclui, assim, a totalidade dos recursos vivos, ou biológicos, e dos recursos genéticos, e seus componentes.
Mais informações e materiais podem ser encontrados no link antigo deste site: divbiogestao.htm
Clique aqui para ter acesso à ementa deste componente curricular de acordo com o Projeto Político-Pedagógico do curso de LCB. No PPC novo (vigente a partir de 2023), houve o decréscimo de uma aula semanal.
O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.
Saídas de campo e outras atividades práticas
Estão previstas diversas práticas e saídas técnicas. Muitas delas serão realizadas no próprio câmpus, durante o período de aula. Outras estão agendadas no Cronograma da disciplina, de acordo com o que for combinado pelo professor e a turma.
Para as visitas que forem agendadas na Mata da Câmara, cada estudante deverá trazer o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado antes da visita.
As aulas que ocorrerão no câmpus não apresentarão perigos, portanto não é necessário o uso de nenhum tipo de vestimenta especial. Nas saídas técnicas realizadas em trilhas no interior de matas, o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é recomendado, principalmente botas de cano alto ou perneiras. Sapatos ou tênis fechados são obrigatórios.
A marcação das aulas práticas será feita de acordo com o planejamento das 19 semanas de aula.
Alterações que porventura possam ocorrer devido a intempéries (chuva excessiva ou outras questões climáticas inesperadas) serão comunicadas com antecedência (sempre por meio do grupo de whatsapp).
Material obrigatório para uso em aulas na Mata da Câmara e na Vinícola Casa da Árvore: Nas aulas práticas previstas para o Parque Natural Mata da Câmara (Clique aqui para acessar o site) e para a Vinícola Casa da Árvore (Clique aqui para acessar o site), os estudantes deverão:
Estar com perneira ou bota de borracha de cano alto
Vestir calças compridas e, preferencialmente, camisas de manga longa
Levar lanche (frutas, cereais, bolacha etc.) e água
Levar trena ou equivalente com, no mínimo, 5 m de comprimento
Levar rolo de barbante
Levar quatro estacas de madeira (serão comentadas e mostradas durante as aulas)
Ter o celular sempre com a bateria totalmente carregada
Levar caderno de anotações de campo (o celular pode substituir este item)
Ter instalado, no celular, apps de identificação de plantas (serão comentados em aula)
A comunicação com os estudantes será feita durante os encontros de aula teórica e em saídas técnicas em campo.
Entretanto, para facilitar a comunicação, especialmente quando imprevistos ocorrerem, um grupo de whatsapp está disponibilizado para este fim.
O sistema avaliativo de Diversidade Biológica compreende:
Atividade em dupla em sala de aula - 1 [peso 1,5]
Atividade em dupla em sala de aula - 2 [peso 1,5]
Apresentação de dioramas: biomas do Brasil e do mundo [peso 2,0]
Exposição fotográfica "Biodiversidade" [peso 2,0]
Atividade individual final on-line [peso 2,0]
Autoavaliação [peso 1,0]
A diversidade de instrumentos avaliativos é uma oportunidade de os estudantes colocarem em prática os conhecimentos construídos durante o componente curricular e verificarem o grau de apropriação desses conhecimentos.
As aulas estão agrupadas em 19 unidades de estudo; estas unidades previstas aparecem a seguir de forma meramente tentativa, ou seja, mudanças podem ocorrer dependendo da turma e das demandas.
O professor deverá comunicar a turma com uma semana de antecedência, no mínimo, quando qualquer alteração for realizada.
Quando houver sugestões de leitura, os links estarão junto a referida aula.
Estão previstas saídas técnicas para atividades práticas de campo em locais como a Mata da Câmara, a Brasital, o câmpus e arredores, entre outros. As visitas ocorrerão, preferencialmente, aos sábados e serão comunicadas com, pelo menos, duas semanas de antecedência.
A dica que está na imagem ao lado é muito importante. Quando você vai à aula com uma leitura prévia dos assuntos, a discussão e o compartilhamento de informações podem ser mais enriquecedores, ampliando, assim, a gama de informações.
A seguir, as 19 semanas programadas. Clique na semana que desejar para acessar o conteúdo.