PROJETO "ESCOLA DE CIÊNCIAS"
Área: Ciências
Séries: 5ª a 8ª
Autor: Fernando Santiago dos Santos
INTRODUÇÃO
É sabido que o aprendizado de ciências não deve se limitar somente aos conteúdos programáticos ministrados em sala de aula. Com o advento das modernas técnicas eletrônicas e acesso à Internet, o conhecimento tornou-se algo bastante corriqueiro e fácil. O aluno que tem condições de usufruir dessas facilidades digitais obtém êxito em seus estudos e, consequentemente, em sua futura carreira profissional. E o aluno que normalmente utiliza tais ferramentas de estudo também mostra interesse em desenvolver projetos na área de ciência experimental.
A ciência é a mãe das disciplinas. Ela engloba um vasto leque de conhecimentos que vão desde a matemática até a geografia, passando pela história, antropologia, sociologia, biologia, química, física e até mesmo a medicina. Os conteúdos de ciências oferecem ao aluno um conjunto de informações que devem ser processados de tal forma a formar-lhe uma consciência crítica acerca dos fenômenos naturais que o cercam. Essa consciência crítica, que irá abrir-lhe os horizontes para novas descobertas, não pode ser, obviamente, apenas trabalhada em sala de aula. Faz-se necessária uma abordagem mais especulativa, incitadora, capaz de fomentar ensejos por descobertas. Nesse contexto é que se insere a ESCOLA DE CIÊNCIAS, instrumento conciliador entre a sala de aula e a prática.
OBJETIVOS
Os objetivos da ESCOLA DE CIÊNCIAS são, basicamente:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Existe uma vasta gama de assuntos abordados no ensino fundamental de ciências, particularmente nas quatro últimas séries. Basicamente, o conteúdo de ciências aborda os seguintes temas:
Na 5ª série incluem-se os itens a) a d), na 6ª série, os itens c) e e), na 7ª série estudam-se os itens f) a h), e na 8ª série aborda-se o item i).
Obviamente, o intuito desta ESCOLA DE CIÊNCIAS não é ser apenas uma complementação do que se estuda na sala de aula, ou uma aula de reforço de laboratório. Portanto, poderão ser incluídos outros tópicos, de acordo com o interesse e necessidade dos próprios alunos.
METODOLOGIA
O trabalho da ESCOLA DE CIÊNCIAS será baseado, fundamentalmente, em técnicas de laboratório. Tais técnicas incluem o uso de balanças, conservação de animais e plantas em álcool 70 e/ou formol, herborização de estruturas vegetais, uso de microscópio, dissecação de animais, taxidermização (=empalhamento), montagem de experimentos etc. O aluno terá todo o incentivo para criar "engenhocas" e outras coisas afins, visando sempre desenvolver uma abordagem científica para comprovar quaisquer hipóteses.
MATERIAL DE LABORATÓRIO
O laboratório da ESCOLA DE CIÊNCIAS deverá oferecer condições mínimas para o gerenciamento de todas as atividades programadas pelos alunos e pelo orientador. Essas "condições mínimas" referem-se ao uso de material básico de laboratório, como:
Outros materiais, como aquários, vasos etc., poderão ser necessários, dependendo do estudo desenvolvido pelos alunos.
CRONOGRAMA
A ESCOLA DE CIÊNCIAS, pelo seu caráter experimental, poderá ser desenvolvida uma vez por semana, considerando-se a própria disponibilidade do aluno e do orientador de laboratório. É claro que muitos experimentos exigirão acompanhamento praticamente diário; nesse caso, o orientador ficará responsável pela observação e manutenção dos experimentos que forem de tal natureza.
Como a ciência é algo dinâmico e contínuo, a ESCOLA DE CIÊNCIAS poderá ser mantida pelo tempo que for conveniente ao próprio aluno, não sendo necessário, portanto, o estabelecimento de cronogramas rígidos e datas de término.
LITERATURA DE APOIO
Toda obra científica precisa ser embasada em dados mensuráveis e que possam ser reproduzidos por outros pesquisadores. A literatura científica serve de apoio para que o cientista maneje suas informações de forma coerente e clara. Neste projeto, o orientador de laboratório estará informando os alunos acerca das fontes de informações que poderão ser úteis na elaboração dos resultados finais. A literatura é específica para cada área. Todo material deverá ser fornecido pela escola (fotocópias ou arquivos eletrônicos).