Copyright 2004-2024 Fernando Santiago dos Santos Todos os direitos reservados
Fitossociologia e levantamento florístico
SRQFITO, FITB0 e FLFG0
Componente curricular optativo para os cursos de LCB e TGA
Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Pós-Doutor em Ensino de Ciências (Universidade do Minho - Braga, Portugal). Doutor em Educação - Ensino de Ciências (USP). Mestre em História das Ciências (PUC-SP). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (Unicamp). Autor de livros didáticos de Ciências e Biologia selecionados para o PNLD 2012, 2015 e 2018. Professor Colaborador e Orientador de Mestrado e Doutorado (PECIM - Unicamp). Professor efetivo no IFSP câmpus São Roque desde 2010.
Pesquisador de flora (especialmente angiospermas) e funga (especialmente de basidiomicetos) há mais de 30 anos.
Orientador de projetos de iniciação científica, monografias de graduação e pós-graduação, dissertações e teses.
Este componente curricular tem como principal objetivo discutir, analisar e aplicar técnicas de levantamento da flora, com ênfase no estrato arbustivo-arbóreo do bioma de Mata Atlântica, juntamente às principais abordagens da fitossociologia.
O curso compreende 19 semanas de aula, com quatro aulas em cada semana, totalizando 76 aulas e carga horária total de 63,33 horas.
Nota técnica: Para estudantes de LCB, esta carga poderá ser convalidada para fins de obtenção do CRBio.
As aulas propostas têm caráter teórico-prático, sendo distribuídas, grosso modo, desta forma:
Carga de 25% em atividades teóricas (salas de aula e sala de informática)
Carga de 75% em atividades práticas em campo (Mata da Câmara, trilhas da Brasital, Vinícola Casa da Árvore, áreas vegetadas do câmpus, praças e ruas com arborização urbana em São Roque, entre outros locais)
A marcação das aulas práticas será feita de acordo com o planejamento das 19 semanas de aula.
Alterações que porventura possam ocorrer devido a intempéries (chuva excessiva ou outras questões climáticas inesperadas) serão comunicadas com antecedência (sempre por meio do grupo de whatsapp).
Material obrigatório para uso em aulas na Mata da Câmara e na Vinícola Casa da Árvore: Nas aulas práticas previstas para o Parque Natural Mata da Câmara (Clique aqui para acessar o site) e para a Vinícola Casa da Árvore (Clique aqui para acessar o site), os estudantes deverão:
- Estar com perneira ou bota de borracha de cano alto
- Vestir calças compridas e, preferencialmente, camisas de manga longa
- Levar lanche (frutas, cereais, bolacha etc.) e água
- Levar trena ou equivalente com, no mínimo, 5 m de comprimento
- Levar chaves de identificação (serão comentadas e mostradas durante as aulas)
- Levar rolo de barbante
- Levar quatro estacas de madeira (serão comentadas e mostradas durante as aulas)
- Ter o celular sempre com a bateria totalmente carregada
- Levar caderno de anotações de campo (o celular pode substituir este item)
- Ter instalado, no celular, apps de identificação de plantas. Sugestões de app: PlantNet, Plant Parent e Picture This (serão comentados em aula)
A comunicação com os estudantes será feita durante os encontros de aula teórica e em saídas técnicas em campo.
Entretanto, para facilitar a comunicação, especialmente quando imprevistos ocorrerem, um grupo de whatsapp está disponibilizado para este fim.
Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular
Este componente curricular é opcional; assim, parte-se do princípio de que os estudantes estão interessados em cumprir os créditos e o conteúdo.
O sistema avaliativo de FITB0/FLFG0 compreende:
- Relatório final das atividades de campo [peso 5]
- Apresentação de pôsteres [peso 3]
- Participação nas aulas e nas atividades teórico-práticas [peso 1]
- Autoavaliação [peso 1]
O peso maior dado ao relatório das atividades de campo deve-se ao fato de que, com carga horária de cerca de 75% de atividades práticas, fica evidente a importância deste documento para a aprovação do estudante.
Os pôsteres serão discutidos durante o semestre e serão apresentados na forma de uma sessão simulando um congresso.
As outras duas avaliações, cada uma com peso 1, são relacionadas diretamente à participação dos estudantes, sendo uma das notas atribuída pelo docente e a outra, pelo próprio discente.
A SEGUIR, RELAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA DE CONSULTA E LEITURA.
APÓS A RELAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, SEGUEM OS BOTÕES PARA ACESSAR CADA UMA DAS 19 SEMANAS DE AULAS.
Sítios eletrônicos e materiais gerais
- Chave de identificação do "Brasil Biomas" :
Clique para acessar a chave
- Árvores brasileiras de Harri Lorenzi:
2.1 Volume 1
2.2 Volume 2
2.3 Volume 3
- Diversas páginas contendo famílias, ordens ou classes de diferentes táxons:
3.1 Classes de 'algas'
3.2 Famílias de 'briófitas'
3.3 Ordens de fungos
3.4 Famílias de 'pteridófitas'
3.5 Famílias de 'gimnospermas'
3.6 Famílias de angiospermas
- Seleção de artigos e e-books:
4.1 Levantamento florístico e fitossociológico de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa no Morro dos Macacos, Passo de Torres-SC
4.2 Estrutura e Composição Florística de Fragmento de Mata Atlântica em São Paulo, SP, Brasil
4.3 Levantamento fitossociológico como ferramenta para a restauração florestal da Mata Atlântica, no Médio Paraíba do Sul
4.4 Árvores nativas e exóticas plantadas
na área pericentral da região urbana de São Roque
- Glossário ilustrado de botânica:
Subsídio para aplicação no ensino
- Objetivos e métodos em fitossociologia:
Aims and methods of vegetation ecology [texto em inglês}
- Ecologia:
Estrutura de populações e comunidades
- Restauração ecológica:
Fundamentos da restauração ecológica
- Compensação ambiental por supressão de vegetação:
Laudo de supressão de vegetação
- Biodiversidade na Mata da Câmara:
Acesse o dossiê aqui
- Árvores de São Roque :
Catálogo das espécies da área urbana central do município
- Seleção de obras do Instituto Plantarum (Harri Lorenzi):
12.1 Morfologia vegetal
12.2 Plantas daninhas
12.3 Árvores exóticas
12.4 Arecaceae do Brasil
12.5 Botânica Sistemática
12.6 PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais
- Guia visual de folhas:
Leaf guide of temperate environments
Modelo do relatório final de atividades:
Clique aqui para baixar o arquivo Word
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
VOLTAR PARA PÁGINA PRINCIPAL
|