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FITOSSOCIOLOGIA E LEVANTAMENTO FLORÍSTICO

SEMANA 10
Diversidade alfa, beta e gama
Construção inicial do relatório
Fonte: Ecologia-Diversidade Alfa, Beta e Gama


OBJETIVOS
Após esta aula, você deverá ser capaz de
:
  • Compreender a diferença entre os tipos de diversidade: alfa, beta e gama
  • Iniciar a construção do relatório


  • 1. QUAIS SÃO OS TIPOS DE DIVERSIDADE?

    Antes de iniciarmos a discussão, você precisa relembrar (ou aprender) três letras minúsculas do alfabeto grego que serão utilizadas neste texto:
    Alfa
    Beta
    Gama
    Vamos começar com uma situação imaginária para esclarecer a diferença de três tipos de diversidade. A Figura 1 traz uma região que possui três lagos:


    Figura 1. Representação de três lagos em uma determinada região e as espécies de peixes ocorrentes em cada um deles.

    Como você observa, os lagos não estão conectados entre si e algumas espécies de peixes são compartilhadas entre os lagos, porém outras são exclusivas, ou seja, só habitam um dos ecossistemas. Como podemos então, caracterizar a biodiversidade nessas áreas?

    Em ecologia, consideramos três tipos de diversidade: alfa, beta e gama.

    1.1 Diversidade alfa ou -diversidade
    Quando desejamos registrar a diversidade de espécies em apenas um dos lagos, estamos tratando da diversidade .
    Desta forma, este componente mede a diversidade, em número de espécies, em um determinado local ou sistema.
    A diversidade pode ser considerada como o produto da diferenciação de nicho entre as espécies que ocupam um mesmo habitat, visto que a coexistência torna-se mais difícil quando há alta sobreposição de nicho, ou seja, quando duas ou mais espécies utilizam os mesmos recursos.

    1.2 Diversidade beta ou -diversidade
    Por outro lado, se desejamos quantificar diferenças observadas na composição de espécies entre os lagos, calculamos a diversidade .
    A -diversidade pode ser particionada ainda em outros dois componentes:

    a) Turnover (‘substituição);
    b) Nestedness (‘aninhamento’).

    Estes dois componentes ajudam a entender se a causa da variação entre dois sistemas é a substituição de espécies ou a perda das mesmas, respectivamente. Por exemplo: vamos imaginar que o lago A abriga as espécies 1, 2, 3 ou 4; o lago B abriga as espécies 1, 5 e 6; e o lago C seja o habitat das espécies 1, 2 e 3 (Figura 1).

    Caso utilizemos como base a riqueza de espécies, poderíamos deduzir, intuitivamente, que a -diversidade calculada entre os lagos A e B é similar à dos lagos A e C, pois ambas contêm uma espécie a menos (riqueza = 3 para cada) em relação ao número de espécies no lago A (riqueza = 4).

    No entanto, além da riqueza, as diferenças na composição das espécies que habitam cada lago revelam a influência de processos distintos que atuam na variação da biodiversidade regional: no lago B, observamos um turnover de espécies em relação ao lago A (registro das espécies 5 e 6), enquanto que o lago C sofreu nestedeness de uma espécie presente no lago A (espécie 4), revelando uma redução na biodiversidade.

    1.3 Diversidade ou -diversidade
    A diversidade corresponde à diversidade regional total, ou seja, o número de espécies que ocorrem em todos os habitats/sistemas em determinada região.

    No exemplo envolvendo os lagos A, B e C, a diversidade corresponderia, portanto, ao número total de espécies registrado nos três lagos, que é igual a 6 (espécies 1, 2, 3, 4, 5 e 6).

    A diversidade também pode ser referenciada pela expressão ‘pool de espécies’, em que o número total de espécies em determina região representa o número de potenciais colonizadores dos diferentes sistemas que integram esta área.

    Assim, na região do presente exemplo, o pool é formado por seis espécies que poderiam, teoricamente, colonizar os lagos A, B e C. No entanto, isso não ocorre na natureza devido aos diferentes filtros ambientais e características de cada sistema (no exemplo, de cada lago), que impedem a colonização por todas as espécies, e auxiliam a seleção natural daquelas mais adaptadas à cada um dos sistemas, levando à variação que corresponde à diversidade .


    2. INICIANDO A REDAÇÃO DO RELATÓRIO



    Vamos discutir em aula sobre o relatório. Inicialmente, baixe o arquivo Word no link a seguir e salve-o para poder iniciar a elaboração do mesmo.

  • Modelo do relatório final de atividades:
    Clique aqui para baixar o arquivo Word


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