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FITOSSOCIOLOGIA E LEVANTAMENTO FLORÍSTICO

SEMANA 14
Plotagem (plotting)
Prática de reconhecimento dos hábitos das plantas do câmpus

Fonte: Plotting trees on a map


OBJETIVOS
Após esta aula, você deverá ser capaz de
:
  • Realizar a plotagem de uma área no câmpus São Roque do IFSP
  • Revisar conceitos anteriores de hábito, parâmetros e índices fitossociológicos


  • 1. O QUE É PLOTAGEM?

    Esta técnica, chamada em inglês de plotting, consiste em fazer um desenho (com ou sem escala) dos indivíduos arbóreos observados em certa área.

    Pode-se usar formas geométricas diferentes ou uma mesma forma (por exemplo, triângulo, círculo etc.) com cores diferentes para cada espécie representada. Vamos observar este tipo de situação na Figura 1:


    Figura 1. Plotagem de oito espécies de árvores em certa localidade. Birch = Bétula; Beech = Faia; Oak = Carvalho; Fir = Abeto ; Larch = Lariço; Alder = Amieiro; Pine = Pinheiro; Spruce = Abeto vermelho (fonte da imagem: Trees plotted in a certain area).

    Como você notou, há oito espécies e três famílias nessa área da Figura 1:

    1. Bétula (Betula sp, Betulaceae)
    2. Faia (Fagus sp, Fagaceae)
    3. Carvalho (Quercus sp, Fagaceae)
    4. Abeto (Abies sp, Pinaceae)
    5. Lariço (Larix decidua, Pinaceae)
    6. Amieiro (Alnus glutinosa, Betulaceae)
    7. Pinheiro (Pinus sp, Pinaceae)
    8. Abeto vermelho (Picea sp, Pinaceae)
    Se você tiver paciência (e boa visão!), poderá contar quantos indivíduos há de cada uma das oito espécies acima.

    A plotagem nos dá, além de informações que possibilitam trabalhar com parâmetros como densidade, por exemplo, também uma ideia do tipo de distribuição espacial. No caso da Figura 1, claramente nota-se uma distribuição aleatória das espécies, embora, em certas áreas nas parte norte e sul, observa-se distribuição aglomerada para certas espécies.

    Vamos observar, agora, a situação da Figura 2, que é uma área por onde passa um pequeno riacho (marcado em azul claro). Inicialmente, notamos que os pesquisadores optaram em utilizar figuras geométricas coloridas para cada espécie. Não há menção de escala de tamanho.


    Figura 2. Plotagem de uma área com um pequeno riacho em seu interior (marcado em coloração azul claro). Cada figura geométrica colorida equivale a um (ou mais) indivíduo(s) de uma espécie.

    Como você notou, há dez espécies e oito famílias nessa área da Figura 2:

    1. Aroeira (Schinus molle, Anacardiaceae)
    2. Jerivá (Syagrus romanzoffiana, Arecaceae)
    3. Plátano (Platanus occidentalis, Platanaceae)
    4. Resedá (Lagerstroemia indica, Lythraceae)
    5. Coqueiro (Coccus nucifera, Arecaceae)
    6. Quaresmeira (Tibouchina granulosa, Melastomataceae)
    7. Canela (Nectandra sp, Lauraceae)
    8. Ipê branco (Tabebuia roseoalba, Bignoniaceae)
    9. Juçara (Euterpe edulis, Arecaceae)
    10. Cedro rosa (Cedrela fissilis, Meliaceae)
    Comparando-se as duas áreas, podemos fazer algumas conclusões, tais como:

    a) A diversidade de famílias botânicas é muito maior na área da Figura 2.
    b) A abundância de indivíduos por espécie é muito maior na área da Figura 1.
    c) Há três espécies raras na área da Figura 2 (canela, ipê branco e cedro rosa, cada uma com apenas um indivíduo).


    2. QUAL SERÁ A PRÁTICA DE CAMPO DESTA SEMANA?



    Nesta semana, faremos plotagem total de áreas arborizadas do câmpus São Roque do IFSP. Ao mesmo tempo, serão relembrados os parâmetros e os índices fitossociológicos.
    Os hábitos das plantas também serão anotados.
    Todos estes dados serão parte do relatório.


    Leitura 1
    Fitossociologia e Diversidade

    Leitura 2
    Importância de levantamentos florísticos e fitossociológicos: Conservação e preservação das florestas

    Leitura 3
    Guia ilustrado de plantas da Reserva Votorantim


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