© Copyright 1999/2004 - Programa Ambiental: A Última Arca de Noé
Texto: Renata de Freitas Martins
Todos os direitos reservados
http://www.aultimaarcadenoe.com.br/index1.htm
FOTOSSÍNTESE
Definição
Fotossíntese é o processo de conversão de energia luminosa em energia química, em que o vegetal sintetiza substâncias orgânicas a partir de água, dióxido de carbono e luz.
O órgão da planta adaptado para a fotossíntse é a folha. As células dos parênquimas clorofilinos são ricas em cloroplastos, e é no interior destas estruturas que ocorre a transformação de energia química.
A fotossíntese é dividida em duas etapas:
- luminosa ou fotoquímica: ocorre nos grana do cloroplasto;
- química, escura ou enzimática: ocorre na matriz do estroma do cloroplasto.
Fatores que influenciam na fotossíntese
A fotossíntese é influenciada por fatores internos (grau de abertura dos estômatos, quantidade de clorofila etc.) e por fatores externos, como luz, concentração de CO2,temperatura. A eficiência deste processo vai depender de todos os citados fatores, que agem separadamente um do outro.
Cabe-nos citar aqui o princípio do fator limitante, emitido por Blackmann: "quando um processo é influenciado por diversos fatores que agem isoladamente, a velocidade do processo fica limitada pelo fator que está em menor intensidade".
A luz na fotossíntese
A luz é uma pequena parte da energia radiante que chega à Terra. É a parte visível do espectro eletromagnético, que vai desde as ondas de rádio, até o raios X e os raios gama. A faixa de luz visível (espectro luminoso) é de interesse especial para a fotossíntese; compreende luz de diferentes cores: violeta, azul, verde, amarela, alaranjada e vermelha.
A energia luminosa se propaga em unidades chamadas fótons, cada uma "transportando" 1 quantum de energia. A taxa de fotossíntese depende da energia luminosa disponível, da eficiência dos pigmentos em absorver e transmitir a energia luminosa e da disponibilidade do CO2.
Os pigmentos mais importantes nas plantas que absorvem luz utilizada na fotossíntese são:
- Clorofila a (pigmento de coloração verde-azulada e que ocorre em todos os vegetais clorofilados);
- Clorofila b (verde-amarela, ocorrendo associada com a clorofila a nas Clorofíceas, Briófitas e Traqueófitas);
- Carotenóides (pigmentos amarelos, alaranjados, vermelhos ou pardos e que são divididos em dois grupos: carotenos e xantofilas);
- Ficobilinas (pigmentos azuis (ficocianinas) ou vermelhos (ficoeritrinas). São encontrados nas algas azuis (cianofíceas) e nas algas vermelhas (rodofíceas).