© Copyright 1999/2004 - Programa Ambiental: A Última Arca de Noé

Texto: Renata de Freitas Martins

Todos os direitos reservados

http://www.aultimaarcadenoe.com.br/index1.htm

FRUTOS E SEMENTES DAS ANGIOSPERMAS

Frutos:

São todos os órgãos vegetais que se originam do desenvolvimento do ovário.

Geralmente o fruto é formado de pericarpo e semente.

O pericarpo origina-se do ovário da flor, que se desenvolve depois da fecundação e apresenta três partes: epicarpo (casca), mesocarpo (parte muitas vezes carnosa e comestível) e endocarpo (camada interna que envolve a semente, as vezes formando caroço).

Classificação dos frutos:

- Carnosos: apresentam o pericarpo relativamente macio e suculento. Geralmente são comestíveis, ricos em substâncias nutritivas, Classificam-se em bagas (frutos que têm uma ou várias sementes soltas) e drupas (têm um endocarpo duro, dentro do qual há uma semente);

- Secos: possuem o pericarpo seco e podem ser deiscentes (são aqueles que, quando maduros, abrem-se, liberando as sementes) ou indeiscentes (são aquelas que não se abrem quando maduros).

Frutos falsos:

Toda vez que a parte carnosa do fruto, geralmente comestível, for originada de outra parte da flor que não seja o ovário, o fruto não é verdadeiro. É por isso que eles são chamados falsos frutos. Exemplos: maçã, morango, caju.

Semente:

É o óvulo da flor desenvolvido após a fecundação. Abriga o embrião.

Germinação:

Processo pelo qual o embrião da semente desenvolve-se, originando uma nova planta. Para sua ocorrência, fatores internos (da própria semente) e externos (do ambiente) são importantes.

Fatores internos: estar madura, inteira, não ser muito velha e possuir reservas de substâncias nutritivas.

Fatores externos: oxigênio, temperatura adequada, umidade.

Composição das sementes:

- Tegumento: camada externa de semente - casca, que cobre a amêndoa;

- Amêndoa: parte principal da semente, a qual apresenta duas partes: embrião (forma a nova planta quando a semente germina. Nele existe um órgão muito importante chamado cotilédone, que absorve as substâncias nutritivas do albúmen para alimentar a nova planta, enquanto ela não tiver raízes nem folhas) e albúmen (contém as substâncias nutritivas que vão alimentar a planta nas primeiras fases de desenvolvimento).