A interpretação dos fenômenos naturais é uma característica do espírito humano. Desde tempos que se perdem na poeira da história, a observação dos fatos naturais, a tentativa de explicação de determinados acontecimentos e a invenção de tecnologias acompanham o Homo sapiens em sua caminhada evolutiva.
Estudar tais assuntos é tarefa difícil, porém necessária para a tentativa de se entender como as diversas ciências foram sendo construídas, juntamente com todos os avanços tecnológicos que as acompanham.
Os links a seguir direcionam você ao currículo Lattes do Prof. Fernando, ao grupo de whatsapp criado especificamente para este componente curricular, à homepage do Prof. Fernando e ao contato via e-mail com o docente. Acesse as opções que desejar, a seguir.
Entre no grupo de whatsapp deste componente curricular
Currículo Lattes do Prof. Fernando:
Acesse clicando aqui
Página acadêmico-profissional do Prof. Fernando:
Clique aqui para acessar essa página
E-mail do Prof. Fernando:
fernandoss@ifsp.edu.br
Este componente curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é fundamental para o entendimento do pensamento científico e, portanto, aparece no primeiro semestre.
A seguir, são pretendidos os objetivos:
- Compreender como o conhecimento científico e tecnológico foi e é construído pelas diversas populações humanas nas diversas épocas históricas;
- Discutir os possíveis significados dos termos ciência, ciências e tecnologia;
- Entender a importância de ser estudar História da Ciência e da Tecnologia para o ensino e a aprendizagem de Ciências, particularmente as Ciências da Natureza;
- Familiarizar-se com a relação indiscutível entre contextos (histórico, geográfico, cultural, social etc.) e estudos de história e filosofia das ciências.
As imagens abaixo foram retiradas do PPC do curso de LCB. O docente tem liberdade para adaptar minimamente os conteúdos de acordo com as turmas e as demandas que surgirem.
Os assuntos abaixo são apenas tentativos, uma vez que há flexibilidade de acordo com a ementa proposta. Todas as alterações que porventura ocorrerem serão sempre comunicadas com antecedência, durante a aula corrente e, também, por mensagem no grupo de whatsapp.
Estão planejadas 19 semanas de aulas (38 aulas).
Recomenda-se fortemente que os estudantes leiam os materiais de cada semana antes das respectivas aulas. Isso aumenta a qualidade das aulas e a eficiência do aprendizado.
O sistema avaliativo será composto pelas seguintes atividades (máximo: 10,0 pontos em cada uma):
Atividade em dupla em sala de aula - 1 [peso 1,5]
Atividade em dupla em sala de aula - 2 [peso 1,5]
Atividade em dupla em sala de aula - 3 [peso 1,5]
Apresentação de pôsteres em grupo [peso 2,5]
Atividade individual final on-line [peso 2,0]
Autoavaliação [peso 1,0]
A seguir, o planejamento do semestre letivo.
Clique no ícone correspondente à semana que deseja acessar. Uma nova página será aberta.