PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER”

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5 — MÓDULOS I E II

CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA” – CURSO EM CONTINUIDADE — INSTRUTOR: FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS

 

 

Iuaip, 13 de abril de 2006

 

Caros colegas Teianos,

 

         Como vocês sabem, estou em Iuaip, lugar maravilhoso, para conhecer os avanços dos seus acadêmicos em matemática. Já participei do primeiro seminário. O nosso tema foi a descoberta de um sistema de numeração de uma comunidade chamada de Caitité. Os renomados professores Ovatsug e Oigres apresentaram as suas descobertas iniciais baseadas em escritas que parecem representar os bens de um rico senhor daquela comunidade. Os professores disseram que foi possível perceber que as quantidades de um a doze, em ordem decrescente, podem ser representadas da seguinte forma:

 

< , + , N , <I , << , <+ , <N , +I , +< , ++ , +N , NI .

 

         Descobriram, também, que o povo Caitité, embora não muito desenvolvido matematicamente, já tinha um símbolo para o zero: I.

         Os professores mostraram uma inscrição que apresentava a figura de um jegue seguida dos símbolos +N< . Supomos que quem fez a inscrição estava querendo comunicar o valor do jegue.

         No próximo seminário pretendemos descobrir a lógica do sistema de numeração dos Caitités. Acreditamos que isso poderá trazer grande contribuição para entender a cultura desse povo. Estou enviando-lhes este resumo do que já presenciei porque sei o quanto vocês ficarão desafiados para encontrar uma solução geral para o problema que estamos investigando.

         Peço-lhes que procurem descobrir qual o sistema de numeração dos Caitités, pois isso daria grande prestígio para a nossa academia. Se vocês conseguirem descobrir, escrevam, com os nossos numerais, quanto custa o jegue. Escrevam, também, quanto seria 23 e 203 em escrita caitité. E mais um desafio: calculem a soma de 23 mais 203 em linguagem caitité. Por favor, escrevam de forma detalhada todas as soluções encontradas, pois preciso reproduzi-las para os nossos colegas acadêmicos de Iuaip.

        

         Abraço grande a todos,

 

         Fernando Santiago dos Santos.