IFSP- campus São Roque  (AGI 4 N)  Gestão ambiental.

Luiz Marinho

Fernanda Rangel

Agnes Freitas

Reaproveitamento e processamento de resíduos

 

Os resíduos sólidos são partes de resíduos que são gerados após a produção, utilização ou transformação de bens de consumos (exemplos: computadores, automóveis, televisores, aparelhos celulares, eletrodomésticos, alimentos, etc.

Muitos destes resíduos sólidos são compostos de materiais recicláveis e podem retornar a cadeia de produção, gerando renda para trabalhadores e lucro para empresas. Para que isto ocorra, é necessário que haja nas cidades um bom sistema de coleta seletiva e reciclagem de lixo. Cidades que não praticam este tipo de processo, jogando todo tipo de resíduo sólido em aterros sanitários, acabam poluindo o meio ambiente. Isto ocorre, pois muitos resíduos sólidos levam décadas ou até séculos para serem decompostos.

Alguns tipos de resíduos sólidos são altamente perigosos para o meio ambiente e merecem um sistema de coleta e reciclagem rigorosos. Podemos citar como exemplos, as pilhas e baterias de celulares que são formadas por compostos químicos com alta capacidade de poluição e toxidades para o solo e água.

    

      Classificação

     -Doméstico: gerado basicamente em residências;  - Comercial: gerado pelo setor comercial e de serviços;  - Industrial: gerado por indústrias; -  Hospitalares: gerado por hospitais, farmácias, clínicas, etc.;  - Especial: podas de jardins, entulhos de construções e animais mortos;  - nuclear: composto por produtos altamente radioativos

 

     Reaproveitamento e processamento de resíduos

   Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.

Anos 80  aumento na produção de embalagens e produtos descartáveis,assim também a produção de lixo.

Com isso as ONGs e governos começam a cobrar das empresas posturas responsáveis em relação ao descarte de resíduos.

Surgindo assim o reaproveitamento e processamento desses materiais, das mais diversas formas.

Alguns exemplos:

Latas de alumínio-geram novas latas ,Papel- agendas, cadernos,Garrafas pet-malhas de camisetas,Lixo orgânico –transformado em compostagem

Obstáculos

                    Aumento do volume de resíduos:Maior população;Maior consumo; Maior quantidade de materiais descartáveis; Menor durabilidade.

                    Manejo dos diferentes tipos/classes de resíduos gerados – Composição do lixo está cada vez mais complicada:Novos materiais;Novas combinações químicas; Ausência de cultura de separação.

                    Resíduos jogados/deixados nas vias públicas;Elevado índice de descarte de resíduos em locais inadequados;Espaço limitado para instalação de lixeiras;Dificuldades para colocação de contêineres.

                    Destinação Final:Necessidade de adequação;Distância dos centros de geração;Unidades em fim de vida útil.

                    Estudo de caso  (reaproveitamento)

                    Indústria de alimentos pode reutilizar resíduos da agroindústria como fontes de compostos bioativos

                    Resíduos da agroindústria alimentícia podem servir como fontes ricas de compostos bioativos. Uma pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, mostrou que esses materiais podem conter antioxidantes e compostos antimicrobianos naturais que podem ser utilizados pela indústria de alimentos.

                     http://www.ecodebate.com.br/2010/12/17/industria-de-alimentos-pode-reutilizar-residuos-da-agroindustria-como-fontes-de-compostos-bioativos/

                    Estudo de caso (reciclagem)

                    Produção de malha a partir de garrafas pet;

                    camiseta_pet2.jpg com cerca de 2 garrafas pet é possível fazer uma camiseta.