DESTRUIÇÃO AMBIENTAL

ÁGUA E AR

A escassez de água potável atinge 2 bilhões de pessoas. Nesse ritmo, dentro de 25 anos serão 4 bilhões. A água contaminada pelo descaso ambiental mata 2,2 milhões de pessoas por ano. 95% dos esgotos em países pobres são lançados em rios. 3 milhões de mortes são causadas anualmente pela poluição do ar. As emissões de carbono, o principal poluidor do ar, aumentaram em 10% desde 1991.

ANIMAIS, AVES E PEIXES

34% das espécies de peixes estão ameaçadas de extinção. Devido ao excesso, a pesca comercial do bacalhau da Noruega e de algumas espécies de atum está praticamente esgotada. 25% dos mamíferos e 11% dos pássaros estão ameaçados de extinção. Os grandes primatas, como os gorilas, também estão em extinção.

EFEITO ESTUFA

O nível dos oceanos está subindo devido ao aquecimento global. A espessura do gelo no Oceano Ártico ficou 40% menor nos últimos 40 anos. Aumentou o volume de chuvas no Hemisfério Norte, com mais tempestades e enchentes. As secas tornaram-se mais freqüentes e intensas na África e na Ásia.

LIXO

30 bilhões de toneladas de lixo são despejadas anualmente no meio ambiente. São produzidos por ano 80 milhões de toneladas de plástico, material que não se decompõe na natureza. Há 50 anos não chegava a 5 milhões de toneladas. Só o Brasil tem 100 milhões de pneus abandonados.

FLORESTAS

90 milhões de hectares de florestas – área equivalente à do Estado de Mato Grosso– foram destruídos nos anos 90 em todo o mundo. Um em cada 4 hectares desmatados no planeta estava na Amazônia brasileira. 10% das espécies de árvores conhecidas correm risco de extinção.