QUESTIONÁRIO
SOBRE PERCEPÇÕES DO PIBID – PROFESSOR SUPERVISOR
PESQUISA
REALIZADA NA UNESP
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Nome: Joana
Amélia Daher
Escola de
supervisão: EMEF "Barão de Piratininga" - São Roque
Tempo de
supervisão no Pibid: 08 meses
1 - Quais
atividades você desenvolve como supervisor do PIBID? Se possível, dê detalhes e/ou exemplos de cada uma dela.
Resposta:
As atividades desenvolvidas como supervisora são as aulas práticas referentes
ao conteúdo programático trabalhado com os meus alunos de sétima e oitava séries.
Este ano, os alunos da sétima série, além de observarem as partes de uma célula
vegetal no microscópio, também representaram de forma comestível. Eles usaram
frutas (melancia, melão, mamão), pão, doces,sementes e
outros. Com essa técnica usada, eles assimilaram melhor
os conceitos trabalhados. Nessas aulas práticas, os estagiários colaboram muito
na preparação e organização dos materiais, na condução dos alunos durante a
realização dos experimentos, na orientação e esclarecimentos de algumas dúvidas.
2 - Como
você avalia sua contribuição na formação de novos professores, dentro da
supervisão do PIBID?
Resposta:
Minha contribuição na formação desses estagiários é referente aos seguintes
aspectos: postura do professor na sala de aula, atitude do professor durante
determinadas situações inter e extra classe, conhecer
diferentes formas de aprendizagem, segurança, rotina de um professor e de uma
escola pública.
3 - Que
investimentos você precisa fazer para desenvolver a supervisão (investimento de
tempo para estudo, para atendimentos aos licenciandos, para participação em
reuniões e eventos, entre outros)?
Resposta:
No decorrer da minha função como supervisora, às vezes, o tempo para conversar
com os estagiários é um pouco restrito, mas nada que não dê para resolver. Quanto
a participações de reuniões e eventos estou impossibilitada por motivos
particulares.
4 - Que
tipos de retorno você tem recebido no desempenho dessa função de supervisor do
PIBID (financeiro, reconhecimento profissional,
satisfação pessoal, aprimoramento docente, entre outros)?
Resposta:
Com o apoio dos estagiários, estou mais tranquila na
preparação das minhas aulas porque os mesmos auxiliam bastante nas atividades
propostas, orientando os alunos e sanando dúvidas. Está havendo uma
reciprocidade de ambas as partes. Os estagiários com idéias novas e tendo
oportunidade de conhecer a rotina de uma escola junto com a minha experiência
de professora e educadora.
5 - Antes da supervisão dos alunos do PIBID, você já atendeu licenciandos no papel
de supervisor de estágio? Quais diferenças você percebeu nas diferentes
supervisões?
Resposta:
Não. É a primeira vez que trabalho como supervisora de estagiários.
6 - Como
você vê a possibilidade da função de supervisão de licenciandos (professores em
formação inicial) fazer parte da carreira docente, de forma institucionalizada?
Quais as condições você acha que seriam necessárias para tornar isso possível?
Resposta:
Os estagiários, durante as minhas aulas práticas já estão vivenciando o dia a
dia de um docente. Eu atribuo as atividades para os mesmos e eles se organizam
de forma a buscar estratégias diversificadas para transmití-las,
respeitando a individualidade e o potencial de cada aluno.
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Nome: Maria
Lucia Dzin
Escola: EMEF
Tetsu Chinone - São Roque
Tempo de supervisão no PIBID:
3 meses
1 - Quais
atividades você desenvolve como supervisor do PIBID? Se possível, dê detalhes e/ou exemplos de cada uma dela.
Resposta:
Experimentos realizados pelos alunos bolsistas (densidade corpos que flutuam a
afundam na água., temperatura e calor). Aulas expositivas
e debates com os alunos da sala, esquema de célula e jogos. Palestra sustentabilidade (vídeos compostagem
e produção de alimentos).
2 - Como
você avalia sua contribuição na formação de novos professores, dentro da
supervisão do PIBID?
Resposta:
Eu acho muito pouca devido a falta de tempo com os
alunos bolsista e alguns problemas causado pela reforma da escola.
3 - Que
investimentos você precisa fazer para desenvolver a supervisão (investimento de
tempo para estudo, para atendimentos aos licenciandos, para participação em
reuniões e eventos, entre outros)?
Resposta:
A falta de espaço e tempo compromete um melhor trabalho, quando estou na escola
sempre na sala com os meus alunos, isso dificulta o diálogo com os bolsistas.
4 - Que
tipos de retorno você tem recebido no desempenho dessa função de supervisor do
PIBID (financeiro, reconhecimento profissional,
satisfação pessoal, aprimoramento docente, entre outros)?
Resposta:
Muito bom, trata-se de um grupo heterogêneo onde você aprende e ensina ao mesmo
tempo. Nos dias de hoje o professor na educação é um mediador de conflitos.
5 - Antes da supervisão dos alunos do PIBID, você já atendeu licenciandos no papel
de supervisor de estágio? Quais diferenças você percebeu nas diferentes
supervisões?
Resposta:
Sim, existe um maior interesse nas atividades e criatividade dos alunos
bolsistas do PIBID .
6 - Como
você vê a possibilidade da função de supervisão de licenciandos (professores em
formação inicial) fazer parte da carreira docente, de forma institucionalizada?
Quais as condições você acha que seriam necessárias para tornar isso possível?
Resposta:
Os professores licenciados devem estar comprometidos com o aprendizado do
educando, trabalhar de acordo com a proposta curricular, além dos laboratórios
e materiais necessários para o estudo.
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