QUESTIONÁRIO SOBRE PERCEPÇÕES DO PIBID – PROFESSOR SUPERVISOR

PESQUISA REALIZADA NA UNESP

 

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Nome: Joana Amélia Daher

Escola de supervisão: EMEF "Barão de Piratininga" - São Roque

Tempo de supervisão no Pibid: 08 meses

 

1 - Quais atividades você desenvolve como supervisor do PIBID? Se possível, dê detalhes e/ou exemplos de cada uma dela.

Resposta: As atividades desenvolvidas como supervisora são as aulas práticas referentes ao conteúdo programático trabalhado com os meus alunos de sétima e oitava séries. Este ano, os alunos da sétima série, além de observarem as partes de uma célula vegetal no microscópio, também representaram de forma comestível. Eles usaram frutas (melancia, melão, mamão), pão, doces,sementes e outros. Com essa técnica usada, eles assimilaram melhor os conceitos trabalhados. Nessas aulas práticas, os estagiários colaboram muito na preparação e organização dos materiais, na condução dos alunos durante a realização dos experimentos, na orientação e esclarecimentos de algumas dúvidas.

 

2 - Como você avalia sua contribuição na formação de novos professores, dentro da supervisão do PIBID?

Resposta: Minha contribuição na formação desses estagiários é referente aos seguintes aspectos: postura do professor na sala de aula, atitude do professor durante determinadas situações inter e extra classe, conhecer diferentes formas de aprendizagem, segurança, rotina de um professor e de uma escola pública.

 

3 - Que investimentos você precisa fazer para desenvolver a supervisão (investimento de tempo para estudo, para atendimentos aos licenciandos, para participação em reuniões e eventos, entre outros)?

Resposta: No decorrer da minha função como supervisora, às vezes, o tempo para conversar com os estagiários é um pouco restrito, mas nada que não dê para resolver. Quanto a participações de reuniões e eventos estou impossibilitada por motivos particulares.

 

4 - Que tipos de retorno você tem recebido no desempenho dessa função de supervisor do PIBID (financeiro, reconhecimento profissional, satisfação pessoal, aprimoramento docente, entre outros)?

Resposta: Com o apoio dos estagiários, estou mais tranquila na preparação das minhas aulas porque os mesmos auxiliam bastante nas atividades propostas, orientando os alunos e sanando dúvidas. Está havendo uma reciprocidade de ambas as partes. Os estagiários com idéias novas e tendo oportunidade de conhecer a rotina de uma escola junto com a minha experiência de professora e educadora.

 

5 - Antes da supervisão dos alunos do PIBID, você já atendeu licenciandos no papel de supervisor de estágio? Quais diferenças você percebeu nas diferentes supervisões?

Resposta: Não. É a primeira vez que trabalho como supervisora de estagiários.

 

6 - Como você vê a possibilidade da função de supervisão de licenciandos (professores em formação inicial) fazer parte da carreira docente, de forma institucionalizada? Quais as condições você acha que seriam necessárias para tornar isso possível?

Resposta: Os estagiários, durante as minhas aulas práticas já estão vivenciando o dia a dia de um docente. Eu atribuo as atividades para os mesmos e eles se organizam de forma a buscar estratégias diversificadas para transmití-las, respeitando a individualidade e o potencial de cada aluno.

 

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Nome: Maria Lucia Dzin

Escola: EMEF Tetsu Chinone - São Roque

Tempo de  supervisão no PIBID: 3 meses

 

1 - Quais atividades você desenvolve como supervisor do PIBID? Se possível, dê detalhes e/ou exemplos de cada uma dela.

Resposta: Experimentos realizados pelos alunos bolsistas (densidade corpos que flutuam a afundam na água., temperatura e calor). Aulas expositivas e debates com os alunos da sala, esquema de célula e jogos. Palestra sustentabilidade (vídeos compostagem e produção de alimentos).

 

2 - Como você avalia sua contribuição na formação de novos professores, dentro da supervisão do PIBID?

Resposta: Eu acho muito pouca devido a falta de tempo com os alunos bolsista e alguns problemas causado pela reforma da escola.

 

3 - Que investimentos você precisa fazer para desenvolver a supervisão (investimento de tempo para estudo, para atendimentos aos licenciandos, para participação em reuniões e eventos, entre outros)?

Resposta: A falta de espaço e tempo compromete um melhor trabalho, quando estou na escola sempre na sala com os meus alunos, isso dificulta o diálogo com os bolsistas.

 

4 - Que tipos de retorno você tem recebido no desempenho dessa função de supervisor do PIBID (financeiro, reconhecimento profissional, satisfação pessoal, aprimoramento docente, entre outros)?

Resposta: Muito bom, trata-se de um grupo heterogêneo onde você aprende e ensina ao mesmo tempo. Nos dias de hoje o professor na educação é um mediador de conflitos.

 

5 - Antes da supervisão dos alunos do PIBID, você já atendeu licenciandos no papel de supervisor de estágio? Quais diferenças você percebeu nas diferentes supervisões?

Resposta: Sim, existe um maior interesse nas atividades e criatividade dos alunos bolsistas do PIBID .

 

6 - Como você vê a possibilidade da função de supervisão de licenciandos (professores em formação inicial) fazer parte da carreira docente, de forma institucionalizada? Quais as condições você acha que seriam necessárias para tornar isso possível?

Resposta: Os professores licenciados devem estar comprometidos com o aprendizado do educando, trabalhar de acordo com a proposta curricular, além dos laboratórios e materiais necessários para o estudo.

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