PLANEJAMENTO SEMESTRAL
DOCENTE:
FERNANDO SANTIAGO DOS SANTOS, MSc.ÁREA DE ATUAÇÃO:
CURSOS TÉCNICOSCURSO:
TÉCNICO EM ENFERMAGEMDISCIPLINA:
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANASMÓDULO:
ICARGA HORÁRIA ESTIMADA:
64 HORAS/AULA (4 HORAS/AULA SEMANAIS)NÚMERO DE SEMANAS APROXIMADO:
16
semana |
conteúdo sugerido |
1 |
Conceituação e histórico da anatomia; interfaces da anatomia com outras áreas do conhecimento da biologia e da medicina; particularidades da anatomia humana e da fisiologia do corpo humano, sob a perspectiva da moderna biologia e da medicina Estudo da célula: noções gerais de citologia; emprego de técnicas utilizando MOC; uso de corantes; principais equipamentos utilizados em microscopia celular; caracterização morfo-fisiológica da célula; tipos celulares; partes fundamentais da célula |
2 |
Processos de reprodução celular: a) mitose; b) meiose. Os cromossomos, o DNA e as fases da mitose/meiose; formação de gametas; cariótipo humanoAula prática de laboratório: lâminas ao MOC |
3 |
Estudo dos tecidos: noções gerais de histologia; principais tipos de tecidos humanos; características gerais de tecidos a) epitelial (revestimento/glandular), b) conjuntivo (adiposo, preenchimento, cartilaginoso, ósseo e sangüíneo), c) muscular (liso, estriado e cardíaco) e d) nervoso Particularidades e casos especiais de tecidos; fisiologia dos tecidos; a epiderme, o revestimento de capilares, fibras musculares, caracterização de células musculares |
4 |
PROVA 1 Posturas anatômicas: dorso e ventre, superior (cranial) e inferior (plantar), proximal, distal e médio, anterio/posterior, sagital, mediano, longitudinal, transversal etc. |
5 |
Anatomia sistêmica: visão geral dos sistemas do corpo humano; a interdependência entre os diversos sistemas do corpo humano; texto "A viagem pelo corpo humano"; caracterização geral dos sistemas: a) vegetativos; b) de coordenação; c) de relação; d) de reprodução Esqueleto humano; tipos de ossos: a) longos, b) achatados, c) curtos, d) irregulares; cinturas escapular e pélvica; coluna vertebral; esqueleto axial; posturas incorretas; |
6 |
Sistema muscular; caracterização dos diversos tipos de musculatura; cãibra e cólica; doenças que atacam os músculos (mialgia, distensão, acúmulo de ácido lático etc.); principais músculos estriados do corpo humano; o funcionamento da musculatura lisa; particularidades do miocárdio Atividade para nota em grupos |
7 |
Sistema digestório: particularidades, morfologia e fisiologia dos órgãos digestivos; canal alimentar; glândulas e órgãos anexos; enzimas digestivas; digestão química e digestão mecânica Sistema circulatório: particularidades, morfologia e fisiologia dos órgãos do sistema circulatório; coração, sístole, diástole, pulsação, cavidades e válvulas cardíacas; veias, artérias e capilares sangüíneos |
8 |
Sistema circulatório-linfático: as veias e os vasos linfáticos; válvulas e varizes; sistema imunológico; elementos figurados do sangue; diapedese, fagocitose e pinocitose; formação de pus, infecção; leucócitos; plaquetas Sistema respiratório: particularidades, morfologia e fisiologia dos órgãos respiratórios; hematose; oxihemoglobina e carbohemoglobina; fisiologia da inspiração/expiração; músculo diafragma; canal respiratório; doenças que atacam o sistema respiratório |
9 |
Sistema excretor: formas de excreção (suor, lágrima, gás carbônico e urina); o sistema urinário; vias urinárias; formação da urina; filtração glomerular; reabsorção de substâncias aproveitáveis; eliminação dos excretas PROVA 2 |
10 |
Sistema nervoso: particularidades, morfologia e fisiologia geral do sistema nervoso; divisão do sistema nervoso; características gerais do impulso elétrico; sinapse elétrica e química; placa neuromotora; sinapse neurônio-músculo e neurônio-neurônio |
11 |
Sistema nervoso central: características gerais do cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal; transmissão de impulsos elétricos; nervos eferentes e aferentes; cauda eqüina; nervos cranianos e nervos raquidianos; massa cinzenta e massa branca; arco reflexo; dor fantasma Sistema nervoso periférico: características gerais dos nervos periféricos; percepção do ambiente através dos nervos periféricos; nervos sensoriais, nervos motores e nervos mistos |
12 |
Sistema nervoso autônomo: funcionalidade e classificação; antagonismo; a) sistema nervoso autônomo simpático e b) sistema nervoso autônomo parassimpático; revisão geral dos conteúdos referentes a sistema nervoso (SNC, SNP e SNA) Sistema sensorial: visão geral dos órgãos dos sentidos: a) olfação, b) gustação, c) tato, d) visão e e) audição. Particularidades de cada sistema sensorial |
13 |
Sistema endócrino: características gerais das glândulas endócrinas; principais glândulas endócrinas do corpo humano; glândula anfícrina; formação de hormôniosTrabalho prático em grupos para nota Sistema endócrino: regulação hormonal; principais hormônios do ser humano |
14 |
Sistema reprodutor masculino: características gerais dos órgãos do sistema reprodutor masculino; pênis, testículos, saco escrotal, túbulos seminíferos, epidídimo, canal deferente, glândula seminal, próstata, uretra e glândula bulbouretral; excitação masculina Espermatogênese: formação do esperma; sêmen e esperma; ejaculação; meiose para a formação de espermatozóides |
15 |
Sistema reprodutor feminino: características gerais dos órgãos do sistema reprodutor feminino: vulva, vestíbulo vaginal, grandes e pequenos lábios, clitóris, monte de Vênus, vagina, útero, tuba uterina e ovários Ovulogênese: formação do óvulo; saída do óvulo do ovário; meiose para a formação de óvulos; o óvulo na tuba uterina; menstruação; métodos contraceptivos naturais e artificiais; fecundação, nidação e gestação |
16 |
PROVA 3 / TÉRMINO DO MÓDULO I |