AQUECIMENTO PROVOCA DERRETIMENTO DE PLATAFORMA NA ANTÁRTIDA
Terça, 19 de março de 2002, 10h23
http://www.terra.com.br/noticias/ciencia
O aquecimento do clima da Terra provocou o afundamento da plataforma glacial da Antártida, o mais importante registrado nos últimos 30 anos. Conforme cientistas norte-americanos, o bloco formou milhares de icebergs, o que pode provocar um aumento do nível dos mares se o fenômeno se agravar.
Uma parte importante da plataforma glacial Larsen B, cuja formação remonta a 12 mil anos, afundou em um período de 35 dias, indica hoje o Centro norte-americano de Dados sobre as Neves e os Gelos. O setor que afundou cobria 3.250 km2 e continha 720 bilhões de toneladas de gelo.
Nos últimos cinco anos, a Larsen perdeu 5.700 km2 e atualmente só tem 40% do que anteriormente era sua superfície mínima. Conforme o centro de dados dos EUA, a última fratura desta plataforma começou no dia 31 de janeiro passado. O Centro precisa que o aumento da temperatura foi da ordem de 0,5 grau Celsius por década e que esta tendência é observada pelo menos desde o final dos anos 40.
A partir de 1974, a superfície de sete plataformas glaciais da Antártica diminuiu 13.500 km2. Os cientistas estimam que o derretimento do gelo tem poucas consequências imediatas no nível global do mar, mas poderá afetá-lo a longo prazo ao aumentar a quantidade de gelo antártico no oceano.