PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II
CURSO “METODOLOGIAS DE
ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS
TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
Encontro de 26/11/05
O QUE FALTA NAS ESCOLAS
Júlio Clebsch
http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?vm_idmat=601&s=501
Nessa época em que se discute os avanços da
tecnologia, as inteligências múltiplas, inúmeras novas teorias em educação, é
fácil uma escola perder seus princípios, sua razão de ser. Evite que isso
aconteça em sua instituição de ensino, fique de olho nesses fatores:
FOCO
Escolas deveriam ser um centro de aprendizagem.
Em vez disso, espera-se agora que os professores resolvam todos os problemas da
sociedade brasileira, melhorem a economia, acabem com as injustiças, funcionem
como monitores de creche, transformem seus estudantes
em pessoas de bom caráter e cidadãos exemplares, diminuam a desigualdade social
e resolvam a questão indígena. Todos esses itens são válidos e merecem todos os
cuidados, mas as escolas precisam parar de pedir que seus professores
solucionem todos os novos problemas que aparecem na sociedade. Concentre-se em
poucos temas de cada vez.
COLABORAÇÃO
O aprendizado ocorre melhor em um ambiente de colaboração
, sem barreiras artificiais de hierarquia e burocracia. Entretanto,
costuma ocorrer o contrário com a estipulação de regras quase militares para a
comunicação e discussão de novas idéias. Dessa maneira, não é de se espantar
que a maioria das instituições seja um deserto de idéias e iniciativas.
Facilite a troca de idéia entre níveis hierárquicos e entre docentes e
discentes.
MOMENTOS X PROCESSOS
Imagine colocar um termômetro na rua em um dia qualquer de julho e, de
posse do resultado, dizer como foi o inverno inteiro aquele ano. O mesmo
acontece em nossas escolas. Esperamos que um teste, que a resposta à dez perguntas, nos informe tudo sobre como a classe está
indo, o que é preciso mudar, o que nossos estudantes não entenderam e outros
fatores.
O aperfeiçoamento do ensino é contínuo e não depende de um teste ou
avaliação. Tente perceber, todos os dias, o que está acontecendo em sua sala de
aula.