PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II
CURSO “METODOLOGIAS DE
ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS
TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
Encontro de 26/11/05
MESMO SEM TECNOLOGIA
Brasílio Neto
http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?s=501&vm_idmat=815
Sem tecnologia
Com a facilidade em se adquirir programas educativos, de apresentação de slides
e outros, alguns professores esquecem o básico e têm dificuldades de voltar a
dar aula sem essa parafernália. Algumas dicas para você:
Como criar uma turma coesa
Há várias vantagens em se ter uma turma de alunos que trabalha unida: você
evita a formação de panelinhas, faz com que todos se ensinem com mais
facilidade, aumenta a tolerância e o respeito a idéias e a histórias de vida
diferentes. Algumas dicas para você unir os seus alunos:
O poder de um minuto
Sabe quando falta apenas cinco minutos para a aula acabar? A sua turma fica
ansiosa, se mexe na cadeira, não quer saber de mais nada, apenas esperar o
sinal. Mas você pode fazer algo para esses momentos renderem um pouco mais:
1. Termine suas aulas até cinco minutos mais cedo. É natural que a maior parte das dúvidas apareça no final de sua
explanação, quando o assunto está concluído. Terminando a explanação mais cedo,
você dá espaço para essas perguntas, sem o perigo dos alunos receberem
“aqueles” olhares dos colegas por estarem “impedindo que a aula termine”.
2. Seja tão rápido quanto possível nas respostas. Você pode ser prestativo e conciso ao mesmo tempo. Repita a pergunta
para certificar-se de ter entendido a dúvida, responda,
ilustre com um ligeiro exemplo e siga em frente.
3. Faça as perguntas você. Se, após abrir
para perguntas, ninguém se manifestar, faça-as você.
Escolha um aluno e faça uma pergunta sobre a matéria, depois sorteie outro e
assim por diante até o sinal bater. É uma maneira de educar sua turma: logo
eles perceberão que é melhor fazer as perguntas do que ser sorteado para
respondê-las.
4. Ensine-os a organizar seus pensamentos. Muitos alunos não sabem perguntar. Dão voltas e voltas até chegar na dúvida. Quando começar o “ali, naquela parte, quando o
senhor disse, sabe, assim,...”, ensine-os a substituir por “O que você quis
dizer com...” quando a pergunta envolver conceitos e não suposições ou cenários
(que realmente precisam de uma pergunta mais longa).
5. Admita alguma flexibilidade. Caso, após a
sua aula, a turma tenha alguma atividade importante (provas, visitas, assistir
palestras em outros locais), dê alguns minutos para que eles se preparem ou
revisem a matéria.