PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II
CURSO “METODOLOGIAS DE
ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS
TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
Encontro
de 26/11/05
PROJETOS INOVADORES
MEIO AMBIENTE E CIDADANIA VIRAM SAMBA
Rodrigo Saporiti
http://www.profissaomestre.com.br/smu/smu_vmat.php?vm_idmat=411&s=501
Tema: Meio ambiente e cidadania viram samba
Áreas: Todas as disciplinas
Público-alvo: Ensino fundamental e Ensino médio
Imagine uma escola de samba formada por estudantes, desfilando pelas
ruas do seu bairro, usando fantasias confeccionadas por eles e cantando um
samba-enredo também de sua autoria. Embora muitos acreditem que isso não passa
de um sonho, ele tornou-se realidade no final do ano passado para os 400 alunos
da Escola Estadual Professor João Borges, localizada no Tatuapé, Zona Leste de
São Paulo. O nome do espetáculo: “Meio Ambiente – Ópera de Rua” e contou com 20
alas e quatro carros alegóricos.
O show coroou um projeto pedagógico que propõe, entre 2003 e 2005,
estudar e realizar atividades sobre vários temas relacionados ao meio ambiente,
visando conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação
ecológica. Segundo Vera Lúcia Teixeira Gomes Zanardi, vice-diretora da escola,
“Esse é um movimento que vem acontecendo há vários anos, de forma constante,
com projetos que focam o desenvolvimento de habilidade e competência nos
alunos. No ano de 2002 o tema era saúde”.
No primeiro semestre de 2003, os alunos da quinta série ao ensino médio
puderam fazer inscrições, em grupo ou individualmente, para criarem um
samba-enredo e os desenhos das fantasias. A seqüência a ser obedecida na
criação deveria ser: nosso planeta original – humanizado – contemporâneo –
ideal. Foram entregues 51 sambas-enredo, dos quais dez foram selecionados para
a eleição do melhor. Essa primeira fase foi trabalhada na disciplina de
Educação Artística, pela professora Debora Fernandes.
Para o segundo semestre, todo o planejamento da escola foi feito em cima
desse projeto. Quando os professores voltaram, cada um recebeu um gnomo com uma
cor diferente, que estaria relacionado a um assunto de meio ambiente escolhido
aleatoriamente, contemplando os elementos ar, água, terra e fogo. Assim, cada
um deveria tratar um determinado assunto para uma turma. Foram feitas dinâmicas
de grupo, analisados textos e até nome de Chico Mendes foi resgatado. Em
conjunto, professores, funcionários e diretores discutiram, em detalhes, como
os alunos seriam recebidos (decoração, música etc.).
No dia 04 de agosto, com o reinício das aulas, a escola estava
totalmente enfeitada, com banners falando sobre
diversos temas e, ao fundo, ouvia-se a música Coração de Estudante. Os
professores assumiram as respectivas turmas. Os alunos receberam materiais
simples, como argila, fitas e bexigas, para que pudessem organizar uma aula
sobre o tema de sua turma. Ao final, deveriam escolher quem a apresentaria para
as outras turmas, ali mesmo no pátio. Para as turmas da noite, houve um
trabalho baseado em sala, com discussões sobre textos dirigidos, também com
apresentação geral.
No decorrer do semestre, cada professor foi trabalhando, em sua
disciplina, um tema do cotidiano (queimadas, desastres ecológicos etc.). Até as
provas foram todas contextualizadas. E com o auxílio dos funcionários, o
laboratório da escola virou um barracão, para que os alunos começassem a
confeccionar as fantasias, cujos materiais, recicláveis em sua maioria, foram
doados pelos próprios alunos e pela comunidade.
Vale salientar que foi fundamental, em todas as etapas do projeto, a
parceria firmada com a Escola de Samba X-9 Paulistana, que permitiu até ensaios
todos os sábados com o mestre da escola para a bateria. Mais do que isso, a X-9
ainda emprestou os instrumentos e confirmou a presença de sua ala das baianas
no desfile.
PARA ANALISAR E COMENTAR:
1. Como você avalia a originalidade
deste projeto? E sua viabilidade?
2. Você participaria de um projeto
desta natureza? Por que sim/não?
3. Como você conciliaria as atividades
em sala de aula com as etapas previstas neste projeto?
4. Faça suas críticas a este projeto,
apontando pontos positivos e pontos negativos.