PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II
CURSO “METODOLOGIAS DE
ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS
TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
Leitura e opinião
ALUNOS ELETRÔNICOS
Escolas de São Paulo estão exigindo que os
alunos entreguem seus trabalhos manuscritos para evitar o plágio, que foi enormemente
facilitado pela Internet. Como resposta a um problema concreto, essa estratégia
é limitada. Ela apenas evita que o estudante imprima o texto extraído da rede
sem nem ao menos dar-se ao trabalho de lê-lo. Efeitos melhores poderiam ser
obtidos com a simples substituição de trabalhos por provas, com ou sem
consulta.
De toda maneira, o advento da Internet traz
novos desafios para alunos e professores que merecem alguma reflexão. Nunca foi
tão fácil pesquisar e nunca tanta informação esteve disponível para tantos.
Textos que antes só eram lidos por quem assinasse publicações exclusivíssimas
agora podem ser localizados por qualquer um. Se houver interesse, pode-se
acessá-los gratuitamente ou pagando alguns poucos dólares.
É claro que tamanha fartura tem seus
efeitos colaterais. É assustadora a quantidade de bobagens e de dados errados
ao alcance de uns poucos toques no computador. Se antes os editores de livros
ainda constituíam um filtro mínimo para o que era publicado, agora a seleção
tornou-se rarefeita. Todos são livres para colocar na rede o que bem desejar,
desde propaganda nazista até delírios pessoais.
Esse caráter anarquicamente democrático da
rede é a sua grande força. Ainda que houvesse o desejo de controlá-la, seria
praticamente impossível fazê-lo. Essa é uma realidade com a qual as escolas
precisarão lidar daqui por diante.
Nesse contexto, é importante que os alunos
aprendam a realizar pesquisas, isto é, a diferenciar o que é sério dos textos
apócrifos e ideológicos. Isso implica saber hierarquizar fontes e avaliar a
consistência de argumentações. Em poucas palavras, mais do que nunca é
fundamental ensinar os estudantes a pensar.
ATIVIDADES
1. Qual é a sua opinião sobre o uso de
internet para a confecção de trabalhos escolares?
2. Como você avalia seus alunos em
termos de uso da internet: poucos utilizam, alguns utilizam (em lanhouses, para jogos, orkut, msn etc.), muitos utilizam?
3. Como você lida com a questão da
internet e os trabalhos escolares?
4. Discuta, criticamente, a visão do
autor no primeiro capítulo do texto.