Prof. Dr. Fernando Santiago dos Santos
Projetos da área de Botânica
Clique nos ícones abaixo para conhecer os projetos.
Um herbário é uma coleção científica de plantas coletadas em diversas localidades, desidratadas e montadas segundo procedimentos padronizados, que incluem prensas, estufas etc. Por seu caráter informativo, o herbário também presta-se a objetivos pedagógicos e didáticos. Ainda incipiente, o herbário do Instituto Federal do campus de São Roque, provisoriamente com a sigla HIFSR, dispõe de algumas exsicatas (exemplares vegetais desidratados) fotografadas em blog próprio. Para o iniciante em flora e em taxonomia vegetal, o herbário pode ser um excelente início de atividades de pesquisa. Clique na imagem para acessar este conteúdo.
A Botânica é uma das áreas mais antigas e mais importantes da Biologia - nela são estudados diversos grupos de plantas (Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas) e grupos não aparentados com as plantas, mas tradicionalmente incluídos como 'vegetais' (cianobactérias, algas, fungos e protoctistas como as euglenófitas). O LEB (Laboratório de Ensino de Botânica) pretende ser um espaço multidisciplinar para discutir metodologias de ensino desta área do conhecimento. Clique na imagem para acessar este conteúdo.
A ideia do projeto Corredores Temáticos – biodiversidade insere-se na proposta de formação cidadã preconizada pelas diretrizes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em que pesquisa, ensino e extensão entrelaçam-se para fortalecer os alicerces de futuros profissionais comprometidos com a sociedade. O projeto, proposto pelo docente Fernando Santiago dos Santos e pelo servidor Ramieri Moraes, prevê a implementação de três corredores temáticos que envolvem espécies da flora nativa de dois importantes biomas nacionais, o Bioma Atlântico e o Cerrado, os quais também são dois hot spots brasileiros reconhecidos internacionalmente. Clique na imagem para acessar o projeto.
O Arboreto de Nativas do campus São Roque tem como objetivo principal recuperar uma área desmatada do campus com plantas da Mata Atlântica e de transição de cerrado. Além de informações científicas sobre as espécies, as nativas também servirão como fonte de dados para estudos de educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, manejo florestal, biologia da conservação e áreas afins. As plantas do Arboreto também serão utilizadas para gerar exsicatas para o Herbário IFSR. Clique na imagem para acessar o projeto.
O conhecimento da flora local é requisito fundamental para se compreender a importância da preservação das matrizes vegetais, entender o funcionamento dos ecossistemas e as suas infinitas inter-relações com a fauna e os seres humanos.
A riqueza da flora brasileira é imensa, e no entorno do campus São Roque (assim como em suas dependências) podem ser encontradas diversas espécies de grupos vegetais (briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas): ervas, lianas, epífitas, arbustos e árvores. Clique na imagem para conhecer o projeto a ser desenvolvido no Instituto, com parceria dos alunos do curso de Licenciatura em Biologia.
Clique aqui para acessar o artigo publicado pelo Prof. Fernando - levantamento das árvores do campus São Roque
Esta página traz informações e publicações do projeto de iniciação científica intitulado "Laminário de botânica para as aulas práticas de Botânica I e Botânica II do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFSP campus São Roque" (processo 23314.000027/2013-97 - Bolsa de Iniciação Científica Institucional). O laminário de Botânica I e Botânica II constitui uma proposta inserida no Laboratório de Ensino de Botânica e no NEPECBio . Clique na imagem para conhecer o projeto que foi resultado de Iniciação Científica Institucional (bolsista Bianca Roberta Catani Chagas).
Esta página traz informações e publicações do projeto de iniciação científica intitulado "Registro fotográfico e descritivo da flora arbórea da região central do município da Estância Turística de São Roque" (processo 23314.000026/2013-42 - Bolsa de Iniciação Científica Institucional). O guia fotográfico da flora arbórea de São Roque constitui uma proposta inserida no Laboratório de Ensino de Botânica e no NEPECBio. Clique na imagem para conhecer o projeto que foi resultado de Iniciação Científica Institucional (bolsista Erik André de Oliveira e bolsistas voluntárias Cristiane Z. Escanhoela e Stephane M. Valadão).