PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I
E II
CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
O Paradigma da Ciência pode
ser, de acordo com vários autores:
É
interessante notar certos aspectos que devem ser repensados pelos docentes ao
ministrarem suas aulas:
·
O conhecimento
científico não é “engavetável”, ou seja, ele se dá em espiral, e não de forma
linear
· A ciência atual não é melhor ou mais evoluída que a ciência anterior, que não deve ser considerada como algo “primitivo” ou inferior à o momento histórico define as descobertas e os paradigmas científicos de então
· O homem explica o mundo a partir da sua óptica à antropocentrismo científico
· Os paradigmas são mutáveis, e estão constantemente sendo colocados em xeque pela comunidade científica
· Não há ciência melhor que outra (por muito tempo, considerava-se que a Física e a Matemática eram superiores a ciências “inferiores”, como a Biologia, por exemplo)
· A ciência não deve ser vista como um mero “receptáculo” de conceitos sem contextualização histórica, econômica, social e cultural
· A ciência não explica tudo, apenas oferece modelos que podem não refletir a realidade absoluta
· Os paradigmas científicos podem ser contestados e quebrados
· Todos têm o direito de contestar paradigmas, desde que tenham a devida fundamentação teórica