PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA — TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I
E II
CURSO “METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA”
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Prof. Drando
Fernando Santiago dos Santos
GUIA DE ESTILO E FORMATAÇÃO DOS
PROJETOS FINAIS
(Ao final do guia haverá um exemplo elucidativo)
1 PAPEL E
FORMATAÇÃO DE TEXTO
Seguem as regras gerais
para apresentação do trabalho final a ser entregue no final do curso:
1a O papel escolhido deve ser o formato
A4.
1b Utilizar fonte Arial 12 em
todo o texto. Os títulos do projeto (Introdução, Materiais, Orçamento etc.)
devem ser colocados em Arial 14, em negrito (obs.: estas
informações valem para o texto do projeto, e não para a capa. A capa tem normas
específicas, vide abaixo item 2).
1c O texto deve ser digitado
utilizando-se espaçamento entrelinhas de 1,5 (entrar, no Word, no menu
Formatar, escolher Parágrafo, selecionar a opção Entre linhas).
1d As margens devem seguir o seguinte
padrão:
- margem superior: 3 cm
- margem inferior: 2 cm
- margem esquerda: 3 cm
- margem direita: 2 cm
1e Numerar as páginas, exceto
a capa, colocando a numeração no cabeçalho (entrar, no Word, no menu
Inserir, escolher Número de Página, selecionar a opção Posição)
Não é necessário Índice
no projeto.
Não é necessário
encadernar o trabalho, mas o mesmo deve vir com as folhas grampeadas.
2 CAPA
A capa do projeto deve
conter apenas as informações abaixo:
2a Nome(s) do(s) autor(es) do
projeto, centralizado(s) na parte superior da folha (Arial 14).
2b Título do projeto, em MAIÚSCULAS,
centralizado no meio da folha (Arial 16).
2c Local e data (Ex.: Colégio Sedes
Sapientiae, Santos, 2004), centralizados na parte inferior da folha (Arial 14)
3 ITENS
OBRIGATÓRIOS
O projeto final deverá
conter os seguintes itens, preferencialmente na seqüência listada abaixo
(pode haver troca, por exemplo, entre Justificativa e Objetivos, entre Metas e
Justificativa, porém TODOS os itens abaixo devem ser incluídos):
3a Introdução – é a contextualização do projeto.
Uma breve abordagem do tema escolhido, assim como as contribuições feitas por
outras pessoas sobre o mesmo tema, porém com enfoques diferentes. Ex.: um grupo
escolheu o tema "Reaproveitamento de águas pluviais"; na Introdução
de seu projeto, o grupo deve apresentar, brevemente, o que tem sido comentado e
pesquisado sobre o tema. Para tanto, deve haver pesquisa bibliográfica. Ao
final da Introdução, o grupo poderá, se quiser, incluir a hipótese levantada
e/ou as problematizações escolhidas. Alguns autores preferem, também,
substituir a Introdução pelas seções denominadas Missão e Visão.
3b Justificativa – é como o projeto será
"vendido" ao público. Na Justificativa, os autores do projeto devem
apresentar a importância do mesmo para o público em geral, enfocando a
relevância do projeto para um determinado fim.
3c Objetivos e metas – aqui encontra-se o cerne do
projeto. Definir, de forma ampla porém objetiva e direta, todos os objetivos propostos
e suas respectivas metas. Se possível, abordar uma metodologia de avaliação das
metas para acompanhamento das etapas sugeridas.
3d Materiais e métodos – também denominada Metodologia,
esta seção do projeto é o local onde serão listados todos os materiais
necessários para a implementação dos objetivos e das metas supramencionados,
assim como todos os métodos a serem aplicados para que o projeto seja, de fato,
realizado.
3e Orçamento – é de vital importância para o
projeto, pois nesta seção incluem-se todos os gastos a serem contemplados
durante a execução e implementação do projeto. Se preferir, faça várias tabelas
de orçamentos (ex.: Orçamento de materiais, orçamento de material de
escritório, orçamento de terceiros, orçamento de viagens etc.). Não se esqueça,
porém, de incluir um orçamento total de todos os gastos levantados pelo
projeto.
3f Cronograma – é onde se colocam as
informações referentes ao tempo de execução de cada uma das fases e/ou metas
selecionadas. O cronograma pode ser diário, semanal, mensal, bimestral etc.
3g Bibliografia – de extrema importância, a bibliografia deve seguir normas de citação das obras consultadas e/ou material da Internet. Consulte o arquivo na minha home: http://www.fernandosantiago.tecnetinfo.com/citbibl.htm
3h Currículo breve da
equipe – é
indispensável que haja um currículo breve da equipe e/ou do autor do projeto. O
currículo deve conter, essencialmente, o nome completo, telefone(s) de contato,
email e/ou homepage, escolaridade (a mais alta), atribuições profissionais,
informações relevantes relacionadas à temática do projeto e experiência
profissional mais importante. Não inclua documentos pessoais e informações
desnecessárias. O ideal é que o currículo breve de cada membro da equipe seja
colocado em uma única folha. Os currículos são colocados em ordem alfabética
pelo nome do membro da equipe.
4 Exemplo
de projeto
Consultar arquivo digital em: http://www.fernandosantiago.tecnetinfo.com/light.doc