Autores do projeto:
Carmen Dolores de Oliveira Candella
Júlio César Florêncio de Souza
Maria Otília Godoy
Marilene Katighieri
Nicolau Mottola
Paula Vieira Soares
Rosemeire de Fátima Melão
Título do projeto: jogando limpo com a nossa escola
Escola Estadual Capitão
Pedro Monteiro do Amaral, São Paulo, 2005.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO
CONTINUADA – TEIA DO SABER
DIRETORIA DE ENSINO –
REGIÃO CENTRO
MÓDULOS I E II – CURSO
“METODOLOGIAS DE ENSINO DE DISCIPLINAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA,
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DO ENSINO MÉDIO: FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA – UNINOVE”.
PROFESSOR:
FERNANDO SANTIAGO
Tema:
Limpeza e reciclagem de lixo
das salas de aula.
Título:
JOGANDO LIMPO COM A NOSSA
ESCOLA
Carmem Dolores de O. Candella
Júlio César Florêncio de
Souza
Maria Otília Godoy
Marilene Katighieri
Nicolau Mottola
Paula Vieira Soares
Rosemeire de Fátima Melão
Justificativa:
O lixo e a depredação nas
salas de aula das escolas públicas em geral refletem e afetam diretamente a
relação que o aluno estabelece com a mesma. Nossa proposta é sensibilizar a
comunidade escolar para o problema e torna-la parte
ativa de possíveis soluções. O envolvimento com as ações
estabelecidas pelo projeto vão criar, no aluno, um vínculo maior e o
resgate de sua afetividade com a escola.
Objetivos:
Metas:
O
projeto será dividido em cinco fases:
Fase 1. Sensibilizar
o professor para o projeto;
Fase 2. Sensibilizar
o aluno, mostrando a importância da limpeza do ambiente escolar como forma de
valorização e apropriação do mesmo;
Fase 3. Discutir
propostas para a solução do problema do excesso de lixo;
Fase 4. Realizar concursos e oficinas;
Fase 5. Realizar uma Mostra Cultural com venda
dos produtos confeccionados nas oficinas.
Recursos:
Metodologia:
Cronograma:
Fase
1: Período
de planejamento no início do ano (uma semana);
Fase
2: Início
do período letivo (Três primeiras semanas de aula);
Fase
3: Três
semanas;
Fase
4: Início
do segundo bimestre e término na segunda semana do quarto bimestre;
Fase
5: Terceira
semana do quarto bimestre.
Tabela
1: Orçamento previsto nas lojas de “Armarinhos Fernando”
ITEM |
QUANT. |
VALOR UNIT. |
VALOR TOTAL |
Bacia |
10 |
R$ 6,50 |
R$ 65,00 |
Barbante
(90 m) |
5 |
R$ 0,95 |
R$ 4,75 |
Caneta
hidrocolor (12 cores) |
20 |
R$ 7,50 |
R$ 150,00 |
Cartolina
Branca (pcte c/ 5) |
20 |
R$ 1,10 |
R$ 22,00 |
Cola
Branca (grde) |
10 |
R$ 6,50 |
R$ 65,00 |
Cola
Colorida (pacote com 5) |
5 |
R$ 2,70 |
R$ 13,50 |
Filme
asa 400 (36 poses) |
2 |
R$ 11,50 |
R$ 23,00 |
Fita
Crepe |
10 |
R$ 1,40 |
R$ 14,00 |
Gliter |
5 |
R$ 0,50 |
R$ 2,50 |
Lápis
de cor (24 cores) |
10 |
R$ 21,80 |
R$ 218,00 |
Latão para separação de
lixo |
8 |
|
R$ 0,00 |
Liquidificador |
2 |
|
R$ 0,00 |
Peneira |
10 |
|
R$ 0,00 |
Pincel
fino |
10 |
R$ 1,90 |
R$ 19,00 |
Pincel
grosso |
10 |
R$ 2,99 |
R$ 29,90 |
Pincel
médio |
10 |
R$ 1,30 |
R$ 13,00 |
Purpurina |
10 |
R$ 0,50 |
R$ 5,00 |
Revelação
(36 poses) |
2 |
|
R$ 0,00 |
Sulfite
(500 folhas) |
2 |
R$ 9,99 |
R$ 19,98 |
Tesoura
média |
10 |
R$ 2,50 |
R$ 25,00 |
Tinta
guache |
30 |
R$ 0,99 |
R$ 29,70 |
Tinta
Spray |
2 |
|
R$ 0,00 |
Verniz
(lata) |
2 |
R$ 1,95 |
R$ 3,90 |
Total |
|
|
R$ 723,23 |
Tabela 2: Orçamento
feito na Construri, Tathiana
e Casas Bahia
Item |
Quantidade |
Valor Unitário |
Valor Total (em reais) |
Latão
para lixo |
8 |
25,74 |
205,92 |
Tinta
Spray |
10 |
10,49 |
104,90 |
Verniz
(250mL) |
1 |
13,25 |
13,25 |
Tesoura |
10 |
3,20 |
32,00 |
Barbante |
5 |
10,42 |
52,10 |
Fita
crepe |
6 |
10,98 |
65,88 |
Pincel
grosso |
12 |
19,39 |
232,68 |
Pincel
Médio |
12 |
14,68 |
176,16 |
Pincel
Fino |
12 |
11,64 |
139,68 |
Cartolina
Branca |
100 |
0,15 |
15,00 |
Caneta
Hidrocor |
20 |
9,80 |
196,00 |
Lápis
de Cor (com 24 cores) |
12 |
11,10 |
133,20 |
Cola
branca (1L) |
18 |
8,45 |
152,10 |
Tinta
guache |
50 |
1,70 |
85,00 |
Bacia
Grande |
2 |
8,00 |
16,00 |
Peneira |
2 |
11,50 |
23,00 |
Liquidificador |
2 |
69,00 |
138,00 |
Total |
|
|
1780,87 |
Bibliografia:
BRANCO,
Samuel Murgel, O meio ambiente em debate, Editora
Moderna Ltda. , São Paulo, 1996.
MINC,
Carlos, Ecologia e Cidadania, Editora Moderna, São Paulo, 2001.
MEC,
SEMTEC, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Temas
Transversais – Meio Ambiente e Cidadania, 2001.