Antonia
Aparecida Fialho
Isis
Pires Ejiri
Márcia
Serpejante Gonçalves
Maria
Teresa Rodrigues Pinto
Mônica Garcia
PROJETO SÓCIO-EDUCATIVO
“AS DROGAS E A VIDA”
2005
1.
Missão
Oferecer aos jovens alternativas para uma vida longe das drogas.
2.
Visão
Tornar a escola um centro de referência na luta pela não utilização de
drogas, com a implementação de atividades físicas, esportes radicais, música,
teatro, dança etc.
3.
Objetivos
Fazer com que
os jovens tenham conhecimento de outras formas de prazeres que não as drogas.
4.
Justificativa
O grande interesse dos jovens na busca do prazer pelo uso de drogas em geral tem feito com que vários problemas sociais ocorram, como, por exemplo, falência da família, destruição sócio-econômica etc. Tais problemas têm levado à perda de valores humanos, auto-estima, respeito ao próximo e controle pessoal.
5.
Metas
Tal como está estruturado, o Projeto “Drogas e Vida” pretende ser desenvolvido em três etapas básicas, conforme aparecem no item “Cronograma”, e que são descritas a seguir:
a) Levantamento de dados: Diagnóstico do que os jovens entendem por drogas, estabelecendo-se divisão por faixa etária nesse diagnóstico.
b) Preparação de material: baseado no diagnóstico levantar material para discussão e formação do conteúdo.
c)
Implementação do programa.
d)
Avaliação
6.
Materiais e métodos
O projeto visa
a utilizar um mínimo de recursos para sua execução, disponibilizando-se
recursos da escola e da comunidade. O plano de ação será baseado nos seguintes
tópicos:
a) Palestras:
participação de pais, parentes e convidados da comunidade, falando sobre
diversos assuntos como esportes, música, dança, teatro, artes, etc.
b) Busca no
bairro pelos envolvidos no projeto de atividades culturais e esportivas que
sejam isentas de custos.
c)
Entendimento das conseqüências da utilização de drogas para
terceiros que nunca foram usuários e também nos próprios usuários.
d) Apresentação
de filmes e fotos sobre os temas em geral
e) Preparação de
painéis, fotos e cartazes pelos jovens envolvidos no projeto.
f)
Visita a locais para conhecimento de atividades esportivas e
culturais
7.
Cronograma
Tal como está
estruturado, nas três etapas discutidas anteriormente, o Projeto “Drogas e a
vida” pretende ser realizado durante um ano letivo, conforme previsão abaixo.
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MESES DO ANO |
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ETAPAS |
1 |
2 |
3 |
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9 |
10 |
11 |
12 |
Levantamento de dados |
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Preparação de material |
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Implementação do programa |
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Avaliação do projeto |
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8.
Orçamento