PROJETO VER PARA CRER:

ASSIM SE APRENDE MELHOR...

Denise e Cinthia

 

Uninove – 2005

 

APRESENTAÇÃO - JUSTIFICATIVAS

A Biologia é hoje um dos ramos do conhecimento que tem crescido em ritmo acelerado ampliando nossa compreensão do mundo vivo.

O interesse do homem em compreender o mundo que o cerca, não é recente e a Biologia nos ajuda a entender e respeitar esse mundo cheio de vidas tão diferentes.

Deparamos, portanto, com uma realidade educacional bastante “decaída”, já que escolas públicas não dispõem de material adequado e necessário para que desperte nos alunos o interesse em aprender e entender as relações entre homem e natureza. As aulas ficam “restritas” a teoria, deixando que a concentração e imaginação dos alunos com ajuda do Professor, consiga decifrar tudo o que lhes é passado e acaba por dificultar o entendimento real das necessidades e importância de todo ser vivo na natureza...

.

 

METAS

Como os alunos mostram interesse em entender a vida na natureza, querem saber como vivem e o que fazem, como se relacionam com outros seres, pretendo levar os alunos da Escola Estadual Canuto do Val para aulas práticas de campo monitoradas por especialistas para realizarem pesquisas e estudos com observações precisas voltadas para educação ambiental e toda sua biodiversidade.

Com isso, visto de outro ângulo o trabalho de conscientização em conservar essas biodiversidades animal e vegetal fica de mais fácil compreensão, admiração e respeito. Serão observados:

Ø    A mata vista de fora e por dentro;

Ø    As diversas formas de vida, animal e vegetal ali existentes;

Ø  Faremos coleta de alguns animais marinhos para montagem de um mini laboratório aqui na escola;

Ø  Conhecer e diferenciar novas espécies.

 

OBJETIVO

Sem muitos recursos disponíveis para esse tipo de aula, eu professora de Biologia Denise Oliveira Pires a coordenação, direção e todos os alunos da Escola Estadual Canuto do Val,desejamos muito desenvolver esse projeto com a parceria  da D E  Centro nos apoiando no transporte dos alunos até os lugares a serem visitados em seus respectivos dias.

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

v   Observar a mata atlântica da Ilha de Anchieta em trilha ecológica, fazer anotações sobre o lugar, as formas de vida animal e vegetal ali presentes, seu modo de vida, sua alimentação, se são benéficos ou não a nossa vida e para quê estão ali?

v   Observar as diversas formas de animais presentes no Aquário Municipal, fazer anotações sobre todos principalmente os que estão ou corem risco de extinção e participar da palestra.

v   Observar e anotar tudo sobre as espécies de tartarugas marinhas existentes no Projeto Tamar, como são capturadas, tratadas e devolvidas a natureza.

v   Fazer uma relatório sobre tudo o que foi visto, pontos positivos e negativos e o que achou  da aula prática.

 

 

EQUIPAMENTOS / MATERIAIS UTILIZADOS:

Serão utilizados apenas material para anotações: caderno ou bloco e caneta.

 

RECURSO FINANCEIRO:

TRANSPORTE: R$ 2.000,00;

LANCHE: R$ 250,00;

INGRESSO: R$ 1.125,00;

 

TOTAL: R$ 3.375,00.