PROJETO VER PARA CRER:
ASSIM SE APRENDE MELHOR...
Denise e Cinthia
Uninove – 2005
APRESENTAÇÃO
- JUSTIFICATIVAS
A
Biologia é hoje um dos ramos do conhecimento que tem crescido em ritmo
acelerado ampliando nossa compreensão do mundo vivo.
O
interesse do homem em compreender o mundo que o cerca, não é recente e a
Biologia nos ajuda a entender e respeitar esse mundo cheio de vidas tão
diferentes.
Deparamos,
portanto, com uma realidade educacional bastante “decaída”, já que escolas
públicas não dispõem de material adequado e necessário para que desperte nos
alunos o interesse em aprender e entender as relações entre homem e natureza.
As aulas ficam “restritas” a teoria, deixando que a
concentração e imaginação dos alunos com ajuda do Professor, consiga
decifrar tudo o que lhes é passado e acaba por dificultar o entendimento real
das necessidades e importância de todo ser vivo na natureza...
.
METAS
Como
os alunos mostram interesse em entender a vida na natureza, querem saber como
vivem e o que fazem, como se relacionam com outros seres, pretendo
levar os alunos da Escola Estadual Canuto do Val para aulas práticas de campo
monitoradas por especialistas para realizarem pesquisas e estudos com
observações precisas voltadas para educação ambiental e toda sua biodiversidade.
Com
isso, visto de outro ângulo o trabalho de conscientização em conservar essas
biodiversidades animal e vegetal fica de mais fácil compreensão, admiração e
respeito. Serão observados:
Ø A mata vista de fora e por dentro;
Ø As diversas formas de vida, animal e vegetal ali existentes;
Ø Faremos coleta de alguns animais marinhos para
montagem de um mini laboratório aqui na escola;
Ø Conhecer e diferenciar novas espécies.
OBJETIVO
Sem
muitos recursos disponíveis para esse tipo de aula, eu professora de Biologia
Denise Oliveira Pires a coordenação, direção e todos os alunos da Escola Estadual
Canuto do Val,desejamos muito desenvolver esse projeto
com a parceria da D E Centro nos apoiando no transporte dos alunos
até os lugares a serem visitados em seus respectivos dias.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
v Observar a mata atlântica da Ilha de Anchieta em
trilha ecológica, fazer anotações sobre o lugar, as
formas de vida animal e vegetal ali presentes, seu modo de vida, sua
alimentação, se são benéficos ou não a nossa vida e para quê estão ali?
v Observar as diversas formas de animais presentes no
Aquário Municipal, fazer anotações sobre todos principalmente os que estão ou
corem risco de extinção e participar da palestra.
v Observar e anotar tudo sobre as espécies de tartarugas
marinhas existentes no Projeto Tamar, como são capturadas, tratadas e
devolvidas a natureza.
v Fazer uma relatório sobre
tudo o que foi visto, pontos positivos e negativos e o que achou da aula prática.
EQUIPAMENTOS / MATERIAIS UTILIZADOS:
Serão utilizados apenas material para anotações: caderno ou bloco e caneta.
RECURSO FINANCEIRO:
TRANSPORTE:
R$ 2.000,00;
LANCHE:
R$ 250,00;
INGRESSO:
R$ 1.125,00;
TOTAL:
R$ 3.375,00.