Protozoa (Protistas)
© Copyright 1999/2002
Antônio Silveira R. dos Santos
(Programa Ambiental: A Última Arca de Noé)
Todos os direitos reservados.
Características Gerais:
- unicelulares;
- microscópicos;
- isolados ou coloniais;
- representantes mais antigos do reino animal;
- forma muito variada e alguns podem ser observados a olho nu.
Podem ser divididos em:
a) Mastigóforos ou Flagelados: apresentam locomoção por apêndices em forma de chicote, denominados flagelos. Principais: Euglena virides (protozoário flagelado, que apresenta características animais e vegetais); Família Trypanosomidae (constituída por parasitas, que podem apresentar 4 formas de evolução: leptomona, critídia, tripanossomo e leishmania); Gênero Trypamosoma (protozoários fusiformes e suas 2 principais espécies são o Trypanosoma cruzi, que é o agente etiológico da moléstia de chagas e o Trypanasoma gambiense, que produz a doença do sono; Trychomonas vaginalis (flagelado que parasita a vagina, produzindo uma forma de vaginite caracterizada edema, irritação e prurido.
b) Rizópodes ou Sarcodíneos: protozoários que se deslocam por meio de pseudópodes. Várias espécies de ameba.
Encistamento
Quando as condições ambientais se tornam desfavoráveis para a espécie, o protozoário realiza egestão e excreção; o citoplasma se desidrata, diminui de volume e secreta uma membrana resistente (membrana cística) que o isola do meio externo.
Nestas condições, o protozoário transforma-se num cisto. O encistamento é determinado pela dessecação, variação de temperatura, substância química e produção de anticorpos pelo hospedeiro, no caso de ser o protozoário um parasita. Sendo transportados pelo vento, os cistos servem para disseminação da espécie. Em muitas espécies (amebas, por exemplo), a reprodução ocorre no interior dos cistos. A abertura dos cistos é provocada por condições externas: retorno da água, volta de temperatura favorável etc. Nos cistos de parasitas, a membrana cística é digerida pelos sucos digestivos do hospedeiro, que ingere os cistos.
c) Ciliados: protozoários que se locomovem por meio de cílios. Principal: Paramecium- apresenta várias espécies de protozoários, que ocorrem em locais de água estagnada ou de correnteza lenta.
d) Esporozoários: protozoários que, geralmente, não apresentam organóides locomotores e se reproduzem por meio de sementes, que são denominadas esporos. Ex.: gênero Plasmodium (parasitas que provocam a malária, maleita, impaludismo, febre palustre ou febre intermitente).