COMO EQUILIBRAR A CORRERIA DO DIA-A-DIA COM O ESTRESSE
Atravessando a barreira do tempo, já nos deparamos com o início de um novo século. Com a rapidez das mudanças, a globalização e as potencialidades tecnológicas, o estresse passa a fazer, cada vez mais, parte da vida do trabalhador urbano. Estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais que ocorre quando aparece a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância - hoje, por exemplo, pode ser uma reação do trabalhador que se vê obrigado a trazer mais e melhores resultados em menor tempo.
Em sua fase inicial, o estresse é positivo, pois atua como um alerta. O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Ela pode passar por períodos em que dormir e descansar passam a não ter tanta importância.
Mas pode ser negativo, na medida em que o evento estressante torna-se muito cansativo ou porque se prolonga em excesso. Isso ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota a sua capacidade de adaptação, prejudicando a produtividade e a capacidade normal, levando a sintomas como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, afecções cutâneas, úlceras, dificuldade de respiração, falta de concentração, insônia,abuso de medicamentos, lombalgias e cefaléias, problemas sexuais, fadiga mental e física e tensão muscular.
As pessoas reagem de forma diferente a um mesmo estímulo, tornando o estresse algo extremamente individual e pessoal. Cada pessoa reage de maneira diferente, de acordo com o seu estado de espírito. As reações ao estresse e suas conseqüências afetam principalmente os sentidos da percepção, o sistema nervoso, o equilíbrio hormonal, o aparelho digestivo, as funções respiratórias, a pele, e o aparelho urogenital e o sistema imunológico.
Esses sintomas passam a fazer parte dos indivíduos sem que eles percebam que estão indo além de seus limites de saúde e bem-estar. Sem consciência de si mesmos e em busca de resultados, esses trabalhadores tornam-se incapazes de lidar com fatores estressantes, muitas vezes pelo simples fato de não saber identificá-los.
Alguns sintomas de estresse que aparecem na empresa: redução na produtividade, redução na qualidade do trabalho, faltas ao trabalho, aumento do número de acidentes ou erros, sinais de indecisão por parte dos chefes de departamentos, discussões ou demonstrações de irritabilidade, comentários maliciosos sobre os outros funcionários, desconfiança manifesta, alcoolismo, atrasos constantes.
Para quem tem um trabalho que exige bastante energia e envolvimento e uma vida pessoal atribulada, seguem algumas dicas que podem ajudar a equilibrar a sua saúde mental e física:
Infelizmente, a maioria das pessoas só percebe que está estressada quando a sua saúde já está comprometida. Todo indivíduo deve lidar com o estresse na medida em que ele ocorre, pois faz parte da vida. O primeiro passo para combatê-lo é compreender a sua essência e fatores que funcionam como agentes estressantes. Identifique esses fatores e trate de reduzi-los. E relaxe: você sempre tem dois modos de ver o copo: meio cheio ou meio vazio – a escolha é sua!
*Stefi Maerker é diretora e consultora da
Secretary Search & Training (SEC), especializada no recrutamento, seleção e treinamento de secretárias executivas. Também é autora do livro Secretária – Uma Parceira de Sucesso e do recém-lançado Mulheres de Sucesso, ambos da Editora Infinito/Gente.