INTRODUÇÃO À GESTÃO AMBIENTAL

Direcionamento da perícia no campus e confecção do laudo técnico

 

1 – Mapa geral do campus

É importante que TODOS os grupos tenham o mapa geral do campus (ou a planta baixa) para plotar seus setores de perícia. A plotagem poderá ser feita de acordo com as instruções dadas pelo professor. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor para dirimir quaisquer problemas relacionados.

 

2 – Coordenadas geográficas e definição de clima e altitude

É importante que TODOS os grupos tenham as coordenadas geográficas do campus, assim como a definição do clima (segundo Köppen) e a altitude média.

 

3 – Pertinência de temas abordados por grupo (setor do campus)

De acordo com o que foi comentado em aula (http://www.fernandosantiago.com.br/pericia_ambiental.htm), cada grupo encarregado de periciar determinado setor (zona) do campus deverá determinar quais assuntos são ou não pertinentes. É extremamente importante que haja total cooperação de TODA a equipe (grupo) nesta fase para que se possa ter uma perícia realmente abrangente do setor analisado. Em alguns grupos, serão necessárias entrevistas com servidores, busca por documentos etc.

 

4 – Registro da perícia

Além de todo o registro escrito (relatório com as observações e dados coletados), é imprescindível o registro fotográfico das áreas periciadas. Se houver entrevista com algum servidor, a mesma poderá ser transcrita (a critério do grupo) na íntegra ou parcialmente, de acordo com a relevância das informações.

 

à IMPORTANTE:

·        Lembre-se de que a perícia é um aspecto importantíssimo do laudo e do licenciamento. Ela deve ser, na medida do possível, bastante completa.

·        O laudo técnico é um documento – portanto, sua linguagem deve ser: a) objetiva; b) clara; c) formal; d) técnica (linguagem não laica); e) concisa; f) correta do ponto de vista da gramática, da ortografia, da lexicografia e da concordância verbo-nominal.

·        CADA GRUPO APRESENTARÁ SEU LAUDO TÉCNICO EM PDFO laudo seguirá o formato abaixo apresentado. Os laudos serão reunidos em um único documento a ser futuramente encaminhado à direção geral do campus. ATENÇÃO: A fonte para TODOS os laudos será Arial tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5.

 

FORMATO-PADRÃO PARA O LAUDO TÉCNICO (DE TODOS OS GRUPOS)


 

[logotipo do IFSP  campus São Roque]

LAUDO TÉCNICO DE PERÍCIA NO SETOR [discriminar o setor do grupo] DO CAMPUS SÃO ROQUE

Laudo técnico efetuado por: [colocar, em ordem alfabética, os nomes completos dos componentes do grupo]

1. Objeto da perícia: [discriminar o que foi periciado, na forma de itens]

2. Resultados obtidos: [descrever o que foi observado na forma de texto técnico; se preferível, utilizar itens. Se as fotografias ou transcrições de entrevistas (se forem utilizadas) não entrarem nos Anexos, as mesmas poderão ser mescladas ao texto]

3. Conclusões: [escrever um texto comentando o que foi observado, criticando os pontos em que foram observadas irregularidades, falhas etc. e sugerindo alternativas para melhorias ou implementações futuras, se for o caso]

*4. Anexos [se for o caso, incluir plantas, fotografias, transcrições de entrevistas ou quaisquer outras informações pertinentes]

* Os anexos são opcionais.