O Comitê Central do Partido Comunista da China está preocupado com os limites impostos pelo gargalo energético às metas de expansão econômica estabelecidas pelos estrategistas chineses. No próximo biênio, da elevação de 422 bilhões de quilowatts (kw) para\ 633 bilhões de kw em sua capacidade instalada, a escassez de energia deverá permanecer em torno de 30 milhões de quilowatts/hora (kwh) durante os períodos de pico de consumo.
XIV Congresso Nacional de Municípios Portuários em Santos Santos foi escolhida para a realização do XIV Congresso Nacional de Municípios Portuários, programado para os próximos dias 24 e 26 de fevereiro, no Parque Balneário Hotel. Com o tema Novos Portos, Novas Cidades, o evento irá reunir mais de 60 prefeitos e representantes de cidades portuárias, que irão debater os modelos brasileiros de gestão portuária e o exemplo de complexos do exterior, geridos pelas administrações municipais.
XX Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidrovias O impacto da nova norma de segurança internacional, o ISPS Code, nos portos e o potencial das Parcerias Público-Privadas (PPPs) para investimentos no setor serão os principais temas do XX Encontro Nacional de Entidades Portuárias e Hidrovias (Eneph), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril próximos. Realizado este ano em São Luiz (MA), o evento irá abordar tópicos como dragagem, cabotagem, Meio Ambiente e a implantação do Corredor Norte, o projeto do Governo para escoar as cargas da região Centro-Oeste pelo Maranhão.
Lenha racional Atualmente, 30% da energia utilizada em indústrias e em residências da região Nordeste é de origem madeireira. As fábricas de gesso de Araripe, em Pernambuco, utilizam 1,5 milhão de metros de lenha por ano. Na região do Seridó (RN), que tem 27 municípios, residências e indústrias, na maior parte cerâmicas, usa 500 mil metros a cada ano. A lenha ainda é uma das principais fontes de geração de energia do Brasil. Nesses casos, a lenha é retirada da caatinga. A madeira da Caatinga é utilizada de forma predatória, irracional e ilegal. Para diminuir esses problemas, o Projeto de Manejo Integrado da Caatinga está oferecendo alternativas sustentáveis para o uso da lenha como fonte energética. (jornal A Tribuna – Ciência & Meio Ambiente).
Negócios ambientais devem crescer em 30% A Associação Brasileira das Empresas de Diagnóstico e Remediação de Solos e Águas Subterrâneas (Aesas) estima que, em 2005, os negócios ambientais devem crescer cerca de 30%. O cenário otimista baseia-se nos resultados de 2004, quando algumas empresas encerrarão seus balanços com crescimento de receita entre 40% e 60% sobre 2003.
Projeto São José beneficia famílias no Ceará Um investimento superior a R$ 116 milhões vem beneficiando cerca de 134 mil famílias residentes em 168 municípios do interior do Ceará. Estes são os resultados de 1.848 subprojetos de abastecimento de água, realizados por meio do Projeto São José, de 1995 até 2004.
O Projeto São Francisco O Projeto de Integração da Bacia do São Francisco às Bacias Hidrográficas do Nordeste, que objetiva abastecer de água 12 milhões de habitantes do semi-árido do Nordeste, vem sendo apoiado e criticado por diversas vozes. Estudos técnicos comprovam que os estados banhados pelo São Francisco em nada serão prejudicados.
Alckmin lança Campanha Verão Limpo e anuncia obras de saneamento O governador de São Paulo Geraldo Alckmin esteve em Santos no último domingo para lançar a Campanha Verão Limpo 2005. Alckmin também anunciou para a metade do ano obras de saneamento ambiental na Região Metropolitana da Baixada Santista. O investimento gira em torno de R$ 900 milhões. "A região ganhará 1.200 km de rede coletora de esgoto, 7 estações de tratamento, 125 mil residências com esgoto tratado e um Emissário Submarino na Praia Grande", disse o Governador.
Falha em subestação causa apagão no Rio e Espírito Santo Uma falha em sensores da subestação de Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo, que teria apontado problemas inexistentes, causou o pagão que atingiu os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo no sábado. A afirmação é de Fábio Resende, diretor de Operações de Furnas, a empresa responsável pela unidade onde houve o incidente.
Tornados podem voltar a atingir Santa Catarina Os tornados que atingiram a cidade de Criciúma, em Santa Catarina (RS), podem voltar a acontecer. A informação é do meteorologista Mamedes Luiz Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia do Ministério da Agricultura. Criciúma tem cerca de 300 pessoas desabrigadas depois que dois tornados causaram mortes e destruição na cidade, a 200 quilômetros ao sul de Florianópolis, na tarde de segunda-feira. Aproximadamente 180 imóveis, entre casas, igrejas, centros comunitários e postos de saúde foram danificados pelos ventos.
Ondas gigantes alteram maré no Brasil As ondas gigantes que atingiram o sudeste asiático na manhã do último dia 25 chegaram a costa brasileira cerca de 24 horas depois, alterando a dinâmica das marés em vários pontos do litoral. A ocorrência foi registrada na noite do dia 26 e madrugada do dia 27.