As plantas geneticamente modificadas (GMs) tolerantes a insetos, especificamente aquelas que expressam toxinas inseticidas da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), já são realidade em diversos países, especialmente nas culturas do algodão. Em 2003 foram cultivados no mundo 12,2 milhões de hectares com plantas Bt e 5,8 milhões de hectares com plantas GMS que têm essa característica em conjunto com a tolerância a herbicidas (TH). Desse total, 9,1 milhões foram cultivados com milho Bt; 3,2 milhões de hectares com milho TH e Bt; 3,1 milhões de hectares com algodão Bt. A crescente adoção dessa tecnologia é resultado de redução nos custos de produção em função do menor uso de inseticidas químicos, em comparação com cultivos convencionais. O Brasil reúne todas as condições para a criação e a implementação de programas para o uso da biotecnologia na horticultura brasileira.
Brasil prepara combate a tráfico de seres humanos O Governo brasileiro vai montar, com a ajuda do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNOCD), um sistema de combate ao tráfico de seres humanos, integrado numa rede de cooperação internacional que deve envolver cerca de 50 países até o final do mandato do presidente Lula. A informação foi dada ontem pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ao lançar, na capital goiana, uma campanha nacional contra esse tipo de crime. O tráfico internacional de seres humanos movimenta cerca de US$9 bilhões por ano e recruta milhares de pessoas para trabalho degradante, a quase totalidade mulheres exploradas por máfias de prostituição. O Brasil tem uma participação crescente no mercado de aliciamento de mulheres para a prostituição. Antes de ser expandida a outra regiões, a campanha abrangerá Goiás, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal, principais pontos de saída das vítimas do tráfico.
Aumenta a procura por cursos técnicos O ensino médio no Brasil está crescendo, mais no ensino técnico e na educação de jovens e adultos, o antigo supletivo. Dados preliminares do Censo da Educação Básica, divulgados pelo Ministério da Educação, mostram que o crescimento nesse nível de ensino, ao contrário do esperado, não aconteceu no ensino médio regular.
Fotossíntese pode servir de bateria para celulares Cientistas norte-americanos conseguiram, pela primeira vez, aproveitar o processo da fotossíntese para servir como bateria para celulares e computadores portáteis. Nos últimos anos, sempre que se tentou isolar as proteínas vegetais que captam energia do sol, a planta morria. Por outro lado, injetar água e sal, visando mantê-las vivas, significa destruir os
componentes elétricos de um equipamento. Agora descobriu-se, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que certas proteínas podem ser mantidas vivas e em contato com eletrônicos durante três semanas. Os testes utilizaram proteínas do espinafre, mas diversas outras plantas podem ser empregadas. A nova tecnologia, segundo seus pesquisadores, trás várias vantagens: leveza, portabilidade e baixo impacto ambiental. (jornal A Tribuna – Ciência & Meio Ambiente).
Design natural Até o próximo dia 24, o shopping D&D promove o evento "Design & Natureza", com uma exposição de produtos que têm por meta a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade de comunidades de baixa renda. A idéia é promover ações de inclusão social e discutir novas formas de produção. O shopping fica na Av. nações Unidas, 12.555, São Paulo. Inscrições gratuitas pelo tel: (11) 3043-9024.
Contra a dor A próxima segunda-feira é o Dia Mundial de Combate a Dor. A data visa conscientizar as entidades médicas e governamentais da necessidade de dar maior atenção ao tratamento de dores de todo e qualquer paciente, antes mesmo da doença que o acomete. Várias associações internacionais lançam a campanha "The Relief of Pain shoul be a Human Right" (o alívio da dor deveria ser um direito humano).
Sabesp inicia processo de renegociação de contratos A Sabesp iniciou em agosto, um processo inédito de renegociação de contratos com prefeituras. Nada menos que 100 vencem nos próximos três anos. Diversos prefeitos indicaram que vão jogar duro, cobrando investimentos e tarifas menores como condição para renovar o contrato. Ameaçam até recorrer a autarquias municipais ou à privatização, opções que, em alguns casos, têm garantido serviços mais baratos.
Diminui mancha na Represa Billings
Diminuiu significativamente a mancha formada pela Salvinia s.p. na Represa Billings. A Sabesp diz que a redução é resultado de uma esteira mecânica instalada há dez dias, próximo à barragem onde homens da empresa e das prefeituras banhadas pela represa trabalham na retirada da planta.
Estudo alerta para processos de extinção A caça desenfreada e o clima hostil do fim do Pleistoceno, entre 50 mil e dez mil anos atrás, causaram a extinção da maioria dos grandes mamíferos do planeta, segundo um estudo publicado na revista Science. Pesquisadores da Universidade da Califórnia indicam que há circunstâncias parecidas hoje que poderiam causar um processo de extinção semelhante. O Pleistoceno, que começou há 1,8 milhão de anos, foi a primeira Era Geológica do Período Quaternário, caracterizado pelo aumento e redução das grandes geleiras, assim como pela aparição do homem e das culturas que começaram a fabricar ferramentas. Nas principais massas continentais, multiplicaram-se, e depois desapareceram, os grandes mamíferos (ou a megafauna), entre eles os mamutes, os mastodontes, os tigres de dente-de-sabre, as preguiças terrestres, assim como os grandes eqüinos e os camelídeos do hemisfério Norte.