13/12/04

vazamento de óleo atinge represa Billings
Um vazamento de óleo diesel na altura do km 29 da Via Anchieta atingiu a represa Billings e fez a Petrobras interromper o bombeamento de todos os dutos que levam combustível da Baixada Santista para o ABC. A mancha de óleo na represa atingiu 600 metros de comprimento por 50 metros de largura. O diretor de Dutos e Terminais de Transporte da Petrobras, Faustino Vertamatti, afirmou que a interrupção ocorreu às 19h45, quando a estatal soube do vazamento. Ele disse que ontem não havia condições de determinar a extensão do vazamento nem se ele tinha mesmo ocorrido nos dutos da Petrobras, que passam a 80 metros do local. As chuvas podem ter tido relação com o vazamento. Às 23h50 foram instaladas bóias para conter o combustível. O vazamento ocorreu na última sexta-feira.

Bandeirante Energia recebe Menção no Prêmio Procel 2004
A Bandeirante Energia recebeu Menção de Destaque no Prêmio Procel 2004 com o Projeto Eficiência Enérgica na Estação Elevatória de Água Tratada da Sabesp. Este projeto foi desenvolvido e executado no âmbito do Programa Anual de Eficiência Enérgica da Bandeirante - Ciclo 2001/2002, no qual foram implementadas várias intervenções de eficiência enérgica, visando a otimização do uso da energia elétrica no sistema de bombeamento de água. O projeto, já em vigor, levou 12 meses para ser concluído e nele foram investidos R$ 516.253,00.

Professor aprova mudança no setor de energia elétrica
Mais importante do que o valor da redução da tarifa de energia elétrica para o consumidor em 2005, o resultado do leilão de energia elétrica embute uma mudança da lógica da regulação do setor. A afirmação foi feita pelo professor da Escola de Administração da FGV José César Castanhar, durante entrevista ao programa Conta Corrente, da Globo News. "Quando foi feita a privatização, os lances eram definidos em função de quem desse o maior ágio, o que significava que seria repassado para o consumidor, levando ao aumento da energia", lembrou Castanhar. "Quer dizer, ainda que a economia não seja aquela prevista, o fato de que haja alguma economia, interrompendo essa trajetória de aumento continuado, já é positivo. E, principalmente, acho que é uma mudança importante em termos da própria filosofia da regulação do setor".