14/09/04
Cerrado pode sumir em 2030
Bird financiará diagnóstico de saneamento
Dentro de um ano Santa Catarina terá um diagnóstico preciso da atual situação do tratamento de água e esgoto no Estado. É o que garante o secretário executivo do Microbacias 2, Neuto de Conto, o principal projeto em curso da Secretaria da Agricultura e Política Rural. Um dos agentes financeiros do Microbacias, O Banco Mundial (Bird), liberou R$3,3 milhões para serem investidos no trabalho de quatro consultorias que, além do levantamento, vão apresentar um planejamento de ações para o setor. Na questão do tratamento de esgoto, Santa Catarina é extremamente deficitária. No cenário nacional apresenta o sexto pior índice de saneamento básico. Perde para os Estados do Piauí, Pará, Amapá, Rondônia e Roraima.
Governo definirá teto para leilão de energia
Para evitar preços muito altos para a energia elétrica e, ao mesmo tempo, coibir o poder de mercado de grandes geradoras (na sua maioria, estatais), o governo decidiu que fixará preço máximo nos leilões de compra de energia que será conhecido pelos participantes. Todas as ofertas terão de ser feitas abaixo daquele valor. Além disso, haverá também um preço de "reserva" ou "referência", conhecido apenas pelo governo. As ofertas de preço para a venda de energia terão de se aproximar desse preço de "referência", que o governo considera mais adequado para o custo da energia. Quando as ofertas ficarem muito acima
do preço de "referência, o governo fará nova rodada, diminuindo a quantidade de energia a ser ofertada, para forçar o preço para baixo. Ofertas muito baixas também serão aceitas, porque o governo avalia que o vendedor da energia não terá condições de entregá-la. As regras foram definidas pelo Ministério de Minas e Energia, estão em consulta pública e ainda podem ser modificadas.
Lula dá início às obras de gasoduto na Replan
O presidente Luiz Inácio Lula Silva dá início hoje às obras do gasoduto ligando Campinas, em São Paulo, ao Rio de Janeiro, em solenidade que acontecerá na Replan, refinaria da Petrobras, em Paulínia, interior de São Paulo. Lula vai acompanhar o assentamento do primeiro tubo do gasoduto, uma obra orçada em US$300 milhões. A obra é tocada pela Petrobras em parceria com a Nova Transportadora do Sudeste (NTS). O início das operações é estimado para o começo de 2005. A tubulação terá capacidade de transporte de 5,8 milhões de metros cúbicos de gás por dia. O duto será um ramal do Gasoduto Brasil-Bolívia e vai percorrer uma extensão de 448 quilômetros desde Paulínia até Japeri, no Rio. O insumo será usado para abastecer as unidades da Petrobras.
Abastecimento em Sorocaba está ameaçado
A falta de chuvas há 43 dias ameaça o abastecimento em cidades da região de Sorocaba. A frente fria que estava prevista para o fim de semana veio na forma de vento, mas sem chuva, favorecendo a evaporação dos mananciais. Em São Roque, bairros localizados na parte alta da cidade estão sem água durante o dia. A lagoa de captação do rio Canguera, uma das duas usadas para abastecer a região central, estava ontem com menos de 20% da capacidade total.