16/09/04
DIA INTERNACIONAL DA PRESERVAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
Morre baleia encalhada
A baleia jubarte, de 10 metros de comprimejto, que havia encalhado na terça-feira em Linhares, no litoral norte do Espírito Santo, morreu no início da manhã de ontem. Biólogos passaram a noite e a madrugada tentando salvar o animal. Uma equipe de resgate do Instituto Jubarte, com a ajuda de gerador de luz instalado na praia, aplicou antibióticos, antiinflamatórios e vitaminas na baleia, sem resultados.
Sabesp inaugura nova estação na sexta-feira
O governador Gerado Alckmin participa, nesta sexta-feira, da inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos Limoeiro, em Presidente Prudente, um dos mais importantes empreendimentos em termos de saúde pública e preservação ambiental de todo o Estado de são Paulo. A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de energia, Recursos Hídricos e saneamento do Governo do Estado de São Paulo, investiu na estação R$ 26,5 milhões. A obra vai beneficiar diretamente 148 mil pessoas, melhorando as condições gerais de saúde, meio ambiente, qualidade de vida e desenvolvimento sustentado de toda a região.
Governo impede divulgação de gastos com cartão de crédito
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado decidiu enviar diretamente para o plenário da Casa um voto em separado do líder do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), impedindo a divulgação dos gastos de R$2,7 milhões com cartões de crédito corporativos realizados pelo governo na primeira metade deste ano. A divulgação desses dados vem sendo cobrada pelo PFL. Se o voto for aprovado, o sigilo dos cartões será mantido. "O
sigilo dessas informações, protegidas pela Constituição, é imprescindível à segurança do Estado", justificou Mercadante. O senador José Jorge (PFL-PE), autor do requerimento solicitando explicações ao ministro da Casa Civil, José Dirceu, afirmou que vai solicitar as informações ao Tribunal de Contas da União (TCU). "É um direito que tenho, diante da desculpa mais política do que constitucional", afirmou.
Senado vota hoje Projeto de Biossegurança e Informática
A valer na sessão de hoje o clima da sessão de ontem no Senado, governo e oposição só terão enfrentamentos nesta quinta-feira, na discussão e votação do projeto que trata da regulamentação da biossegurança no País. Nos pronunciamentos finais, depois da ordem do dia, ontem, líderes governistas e oposicionistas se derramavam em elogios mútuos pelos acordos fechados para as votações de hoje. O mais contundente dos oposicionistas, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), satisfeito com o acordo sobre o projeto que prorroga a Lei de Informática e os incentivos à Zona Franca de Manaus até 2019, chegou a elogiar por duas vezes o presidente Lula. O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), reafirmou que a intenção, hoje, é a de votar a medida provisória que isenta de tributação a importação de equipamentos para pesquisa, o projeto da Lei de Informática e o que permite descontar em folha os empréstimos feitos a aposentados e pensionistas. E, além desses, o projeto que trata da biossegurança. O senador Romeu Tuma (PFL-SP), que presidia a sessão de ontem, anunciou que a de hoje começa às 10 horas com a ordem do dia. Ou
seja, sem aqueles longos discursos feitos na abertura das sessões, podendo começar imediatamente as discussões dos projetos e suas votações.
Instabilidades em Mato Grosso
A umidade aumentou e com o calor da tarde voltam a se formar nuvens sobre o centro-norte de Mato Grosso nesta quinta-feira, provocando pancadas de chuva. Mas na maior parte do Brasil o ar seco ainda predomina, mantendo o tempo firme, com bastante sol. Uma frente fria se afasta para o mar ao largo do litoral do Rio de Janeiro e quase não influencia o continente. Só no fim da tarde podem ocorrer pancadas de chuva no estado fluminense.
Instabilidades que vêm do mar provocam chuva passageira na faixa leste do Nordeste. Nuvens tropicais estão carregadas e deixam o tempo chuvoso no centro do Amazonas e no norte de Rondônia, diminuindo as queimadas e melhorando a qualidade do ar.
Telefone via internet
Conversar com pessoas de qualquer país sem pagar nada pela ligação. O programa Skype permite fazer isso. O software é baixado gratuitamente no site www.skype.com e possibilita ao usuário conversar com outra pessoa que tenha o mesmo programa. Depois de feitos o download e a instalação, é preciso cadastrar os amigos numa lista. Para iniciar uma conversa, basta clicar no nome da pessoa com quem se deseja falar. O ideal é que o usuário
tenha acesso à internet em banda larga, para que os sons sejam recebidos claramente. A versão mais recente do programa permite fazer ligações para telefones comuns e celulares, mas esse serviço é cobrado. Com mais de 20 milhões de downloads, o Skype detonou nos Estados Unidos uma guerra de preços de serviços telefônicos. No Brasil, a internet também promete balançar o mercado de telefonia. Não só por softwares como o Skype, mas pela utilização da tecnologia VoIP, que permite ligações telefônicas usando a internet. As operadoras de TV a cabo que fornecem conexão por banda larga vão oferecer o serviço. O Ajato, da TVA, está em fase de testes em 100 domicílios e entra no mercado em outubro. A NET promete seu lançamento perto do fim do ano. Além das operadoras a cabo, outras empresas devem oferecer serviços por VoIP a usuários domésticos. É o caso da Primeira Escolha, que por enquanto oferece um sistema híbrido 30% mais barato que as ligações pelo sistema tradicional.