16/12/04

HOJE É DIA DO TEATRO AMADOR

Justiça Ambiental é tema de debate no Rio
Representantes internacionais de vários países e de vários povos e entidades brasileiras participaram do 1º Congresso da Rede Brasileira de Justiça Ambiental realizada na última semana de novembro, no Rio de Janeiro. O evento teve a participação que congrega várias ONGs e entidades da região. Durante o congresso foram discutidas questões ligadas à implantação de um Tribunal Penal Internacional. No Rio de Janeiro também foram citados problemas ambientais da região. O encontro serviu para intercâmbio de informações e diálogo da sociedade.

Europa estuda punir cargueiros que poluem o mar
A União Européia (EU) debate uma série de medidas contra a poluição marítima causadora por navios. Em resposta ao derramamento de óleo originado com o acidente do petroleiro Prestige, na costa da Espanha, em 2002, foram propostos valores mínimos para multas que cada país pode aplicar nesses casos, entre outras ações. O projeto será apresentado aos delegados europeus, para aprovação oficial, até o final desse mês. O texto não prevê punições para os oficiais responsáveis pelas embarcações, possibilidade criticada pelos representantes da Grécia, de Malta e de Cipre, países de origem de diversos marítimos. Estas penalidades devem ser inseridas em convenções internacionais, segundo representantes da EU.

Biodiesel será produzido no Norte
Segundo anúncio da ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff, em fevereiro já começa a produção de biodiesel na região Norte, por meio da Agropalma, que congrega um conjunto de pequenos agricultores da agricultura familiar. A ministra acredita também que em outros estados do Brasil há já uma mobilização da agricultura familiar, visando à produção de oleaginosas para produzir biodiesel.

Lista de áreas contaminadas divulgada pela Cetesb
A Cetesb divulgará hoje a nova lista de áreas contaminadas no Estado de São Paulo. O levantamento indicará também as áreas que estão passando por um processo de remediação e outras que já foram descontaminadas. Em maio de 2002, a Cetesb divulgou a existência de 255 áreas contaminadas. Em outtubro de 2003, esse número subiu para 727 e, no final de novembro de 2004, conforme a companhia, a atualização da lista mostrou um número ainda mais elevado. Os principais contaminantes nas áreas são combustíveis líquidos, solventes aromáticos, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (PAHs), metais e solventes halogenados. Das 79 áreas contaminadas abrangendo os litorais Norte e Sul, Baixada Santista, Barra do Turvo, Jacupiranga, Pariquera-Açu, Miracatu e Registro, 44 eram postos de combustíveis, 19 industriais, 11 de disposição de resíduos, 4 de outras fontes e 1 comercial.

Alberto Mourão deixa direção do Comitê de Bacias
O presidente do órgão e também prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, se afastou do cargo em respeito às normas estatutárias do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista. De acordo com o regimento da entidade, se o presidente do comitê for prefeito de alguma cidade deve entregar o cargo ao término do seu mandato, ainda que tenha sido reeleito. O vice-presidente Celso Caragnani assumirá a presidência do comitê.