21/08/04

Guarujá deve ganhar parque ecológico
Guarujá ganhará um parque ecológico com 25 mil metros quadrados na Enseada até o final do ano, é o que afirmou o prefeito da cidade, Maurici Mariano. Intitulada provisoriamente Parque do Portal, a área fica no final da Av. Dom Pedro, no sopé da Serra de Santo Amaro. O terreno apresenta avançado estado de degradação ambiental e vinha sendo utilizado como estacionamento. A idéia é incentivar a educação ambiental e a pesquisa, além de abrigar viveiros para espécies da Mata Atlântica. A proposta conta com o aval do Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais (DEPRN) e foi apresentada ontem, durante reunião com os responsáveis pelo projeto do Parque da Serra do Guarau, que deverá ser implantado em uma área de 6 milhões de metros quadrados no extremo leste da Ilha de Santo Amaro, na região conhecida como Rabo do Dragão. Além desses dois parques ecológicos, a Prefeitura trabalha ainda na implantação de outra área de preservação no Jardim Virgínia. A idéia da Diretoria Municipal de Meio Ambiente é criar um cinturão verde reunindo as três unidades de conservação na região leste, que ainda abriga os últimos resquícios de vegetação de Mata Atlântica. Porém, o promotor de Justiça do Meio Ambiente de Guarujá, Ricardo Manuel Castro, reprova a Criação da chamada Reserva particular do patrimônio Natural (RPPN) na Serra do Guarau, argumentando que a região já é tombada por abrigar sítios arqueológicos e áreas de proteção permanente que guardam os últimos remanescentes da Mata Atlântica no Município. Na avaliação do promotor, a real intenção dos responsáveis pelo projeto é a especulação imobiliária.

Gás natural pode gerar pólo tecnológico
A expansão econômica da Baixada Santista depende mais da formação de um grande mercado consumidor de gás natural do que da instalação de uma base de processamento do produto na região. É o que defendeu ontem o professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Edmilson Moutinho dos Santos, no Seminário de Gás na Economia, que está sendo realizado até sábado no Casa Grande Hotel, em Guarujá.

Baleia aparece morta em Búzios
Uma baleio minke foi encontrada morta na praia da Gorda, em Búzios, Rio de Janeiro, na manhã de ontem. Segundo o biólogo Lucas Baptista Hassel, do Departamento de Endemias da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, o animal era um macho de cerca de 7 metros de comprimento e com peso de 4 toneladas. As causas da morte ainda serão apuradas. No último dia 11, uma baleia da mesma espécie encalhou na praia dos Ossos. Ela voltou ao mar depois de ser rebocada pelos bombeiros. Depois de passar por necropsia, o animal será enterrado na praia.

Hepatite C é tema do 4º Congresso de Infectologia
A hepatite C foi tema no 4º Congresso Paulista de Infectologia, uma vez que na doença, há sete vezes mais portadores do que gente vivendo com o vírus da aids. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS), que calcula que no Brasil existam aproximadamente dois milhões de pessoas infectadas pela hepatite C, mas somente 9 mil notificados, ou seja, cadastrados ou diagnosticados. Também serão discutidos a integração das áreas da Saúde e as mais recentes pesquisas e descobertas relacionadas com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças infectocontagiosas. O congresso foi aberto ontem com a realização de vários cursos ministrados por especialistas de diversos estados, que enfocam assuntos, como o atendimento multidisciplinar da infecção pelo HIV. Dentro do congresso ainda serão realizados o 1º Encontro de Ex-alunos Infectologistas da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, o 4º Encontro Ibero Latino Americano de Infectologia, o 1º Encontro Pan-americano de Hepatites Virais da Baixada Santista. Até sábado, último dia da programação, estão previstos quatro cursos, 12 conferências, 26 mesas-redondas, cinco simpósios e três apresentações.

Vacinação antipólio começa amanhã
De amanhã e vai até o dia 3 de setembro, todas as crianças devem comparecer aos postos de saúde, das 8 às 17 horas. Nesses dias, acontece a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Além de serem vacinadas contra a paralisia, as crianças também receberão a vacina tríplice viral, um reforço contra o sarampo, rubéola e caxumba. Mesmo crianças que estiverem com tosse, gripe ou diarréia devem ser imunizadas, pois a vacina não tem contra-indicação. É necessário levar o cartão de vacinação aos postos e, se ele estiver desatualizado, a criança receberá as vacinas que faltam. Porém, a vacinação contra pólio e o sarampo serão feitas mesmo sem o cartão.

Aborto por anencefalia é aceito
Por sete votos a 1, o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana aprovou ontem, resolução em favor do direito da mulher a fazer aborto de feto sem cérebro. A resolução será publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União e a decisão será comunicada ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde a questão está sendo objeto de deliberação, a partir de uma liminar concedida em julho pelo ministro Marco Aurélio Mello, que permite a antecipação do parto nos casos de fetos anencefálicos.

Ministério da Saúde fechas hospitais psiquiátricos
O Ministério da Saúde fechou dois hospitais psiquiátricos públicos e outros sete deverão sofrer intervenção por causa dos baixos resultados obtidos no Programa Nacional de Avaliação dos Hospitais (PNASH). As nove instituições receberam classificação "péssimo", durante inspeção feita por técnicos ao longo deste ano. Apenas 26 instituições, de 168, foram classificadas como boas. Nos nove hospitais que estão na mira do ministério, vivem hoje 2.378 pacientes. O diretor-clínico do Hospital Estadual Teixeira Brandão, em Carmo, no Rio, concorda com a classificação péssimo, mas afirma que a situação vem mudando. A diretoria do Prontomed, em Montes Claros, Minas, defendeu o funcionamento da instituição dizendo que ela passou por mudanças para se adequar às normas.

Estação da Sorocabana será utilizada
A antiga Estação da Sorocabana, na Av. Ana Costa, em Santos, será sede das atividades do Fórum da Cidadania. O Instituto Pão de Açúcar, proprietário do imóvel, concordou em ceder o local para abrigar o evento.

Governos se acusam diante da chacina de moradores de rua
Os governos municipal e estadual de São Paulo se acusaram mutuamente diante da chacina que matou três moradores de rua e deixou sete em estado gravíssimo ontem no centro da cidade. O secretário de Estado da Segurança, Saulo Abreu, deu o troco à Prefeitura e criticou o atendimento à população de rua. A secretária municipal de Assistência Social, Aldaíza Sposati, afirmou que, em seus 15 anos de trabalho nesse setor, nunca tinha visto nada igual.