22/09/04
DIA DA DEFESA DA FAUNA E INÍCIO DA PRIMAVERA
Terras da Amazônia vendidas pela web
Pesticidas agrícolas contaminam bebês
Estudos feitos na Universidade de Bristol, na Inglaterra, mostram evidências de que os poluentes oriundos de pesticidas agrícolas são capazes de contaminar bebês em gestação. A cientista Margaret Sanders e seus colegas fizeram testes e em placentas humanas e porquinhas da Índia em gestação. Nos porquinhos, essas substâncias se acumularam em diferentes órgãos do animal que estava sendo gerado. Portanto, segundo os cientistas, a pesquisa mostra que se a mãe come essas substâncias na comida, elas chegam aos fetos. O próximo passo dos cientistas é descobrir qual o nível de poluente capaz de gerar, por exemplo, leucemia. (jornal A Tribuna – coluna Ciência & Meio Ambiente).
Aprovada a lei que veta circo com bichos
A Câmara aprovou, na segunda-feira, em segunda e definitiva discussão o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 09/2003 que proíbe, nos limites do Município, a utilização, o confinamento e a exibição de animais em circo. O PLC, de autoria do vereador Benedito Furtado (PSB), depende agora de sanção do prefeito Beto Mansur para entrar em vigor, o que deve ocorrer em um prazo de cerca de 15 dias. A matéria, que altera o Artigo 295 do Código de Posturas do Município, também impede que seja realizado em Santos o transporte de animais para fim de exibição ou propaganda de circo. Em vários países da Europa, os circos já não possuem mais animais. Isso é uma tendência mundial e não tem mais como se fugir disso, afirmou Furtado.
Filhotes podem ser adotados em São Vicente
O Núcleo de Controle de Zoonoses de São Vicente dispõe atualmente de 14 filhotes de cães e três de gatos para adoção, além dos animais adultos. Só no ano passado, o Núcleo possibilitou a adoção de 251 animais. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17 h, na Rua Catalão, 530, Vila Voturuá, São Vicente. Mais informações pelo telefone: 3561 – 1604.
Casca de coco verde torna-se matéria-prima...
A casca de coco verde jogada nos lixões ou espalhadas pelas praias do de Fortaleza vai ganhar novo destino, mais nobre e rentável, a partir da implantação de uma unidade-piloto para a sua transformação dos resíduos em matéria-prima. A unidade começa a ser construída em outubro, em Fortaleza, e deverá entrar em operação em janeiro de 2005. O projeto, avaliado em US$ 245 mil, recursos do Banco Mundial (Bird), inclui a instalação de uma planta em área de 3 mil metros quadrados, no desativado aterro sanitário do Jangurussu, que vai gerar 200 empregos diretos, e vem apoiado no trabalho "Uso da casca de coco verde como forma de conservação da biodiversidade", vencedor do Development Marketplace, promovido pelo banco, que envolveu 2.726 propostas e 47 aprovados, em todo o mundo.
Identificado algodão transgênico
Fiscalização feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 16 estados resultou em cinco autuações por plantio e comercialização irregulares de sementes de algodão geneticamente modificado, informou a Secretaria de Apoio Rural e Cooperativismo (SARC). Entre 23 de agosto e 10 de setembro foram coletadas 591 amostras em sete estados. Até agora, 60 amostras foram analisadas em laboratório. Apenas em Mato Grosso houve resultado positivo para a presença de organismos geneticamente modificados (GMO) no algodão, quatro em amostras das folhas e seis em sementes.
Usina hidrelétrica Foz do Chapecó tem licença
O Ibama concedeu ontem a licença ambiental para a usina hidrelétrica Foz do Chapecó, na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul. A usina deverá gerar 855 MW para as regiões Sul e Sudeste.
Embalagens de agrotóxicos
O recolhimento de embalagens de agrotóxicos no Brasil continua em expansão. Neste ano, foram 10,4 mil toneladas entregues nos postos de coleta, volume 122,7% superior ao mesmo período do ano passado. Os estados do Paraná, Mato Grosso e São Paulo detêm 61,2% do total recolhido pelo sistema brasileiro de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Plano para silvicultura
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou ontem a criação de um grupo de trabalho para elaborar o plano nacional de silvicultura de espécies nativas e sistemas agroflorestais, com o objetivo de ampliar o potencial produtivo das espécies nativas brasileiras. O grupo será composto por representantes de quatro ministérios e também da sociedade civil organizada.
Rússia deve aderir é até dezembro ao Protocolo de Kyoto
O comissário europeu de Energia, Loyola de Palácio, disse ontem que a União Européia deve dar à Rússia até dezembro de 2004 para que ratifique o Protocolo de Kyoto, sobre a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Palácio, que interveio na comissão de Energia do Parlamento Europeu, disse: "Tendo em vista a situação, temo que o Protocolo Kyoto provavelmente não entrará em vigor. A UE deve colocar dezembro de 2004 como limite para que Rússia ratifique o protocolo". O comissário acrescentou que se em dezembro a Rússia não ratificar o Protocolo de Kyoto, União Européia deverá cogitar se o comércio de emissões é o adequado. "É preciso levar em conta o enorme custo para nossa indústria que o sistema de emissões terá se o Protocolo de Kyoto não entrar em vigor", disse. O comissariado destacou ainda que se Europa não usar energia nuclear, não cumprirá com o protocolo. Na semana passada, o primeiro ministro britânico, Tony Blair, fez um pedido aos países para que estejam mais atentos à questão das mudanças climáticas. Segundo ele, a adesão ao Protocolo de Kyoto é imprescindível para combater os efeitos devastadores que já estão ocorrendo.