30/08/04
Postos terão biodiesel ainda neste ano
Corpo de baleia é encontrado no Rio
Uma baleia foi encontrada morta ontem em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Da espécie jubarte, era um adulto de aproximadamente 12 toneladas e foi encontrado, no início da manhã, na Praia de Monte Alto. Foi a terceira baleia morta em uma praia do Estado do Rio neste mês.
Área de preservação ambiental é comercializada por posseiros
Os imóveis que estão sendo vendidos em Guarujá, por preços que variam de R$25 mil a R$30 mil, ficam em plena floresta de restinga, domínio de Mata Atlântica, a um quilômetro da Praia da Enseada. A área está em vias de ser tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Arquitetônico do Estado (Condephaat). O problema para o comprador é que os terrenos já têm donos: a Prefeitura e os herdeiros da Família Matarazzo. Porém, o negócio pode ser fechado com posseiros, alguns dos quais já cumpriram pena de prisão pela prática de crimes ambientais. A venda de terrenos em áreas públicas e particulares no final da Av. Dom Pedro I, no Jardim Virgínia, deu origem a três loteamentos clandestinos conhecidos como Barreira do João Guarda, Pedreira Matarazzo e Favela Cantagalo.
Lula tenta evitar MP para transgênicos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda tenta obter apoio para aprovar a nova Lei de Biossegurança, no Senado. Com isso, ele evitaria a edição de uma medida provisória (MP) que autorize o plantio de soja transgênica na próxima safra. O chefe do Executivo ordenou ao ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, que cobre dos senadores, em especial os do Rio Grande do Sul, ações que permitam a votação da nova Lei de Biossegurança durante a única semana de esforço concentrado marcada para setembro. O texto foi votado na Câmara e está no Senado desde fevereiro passado, advertiu o presidente. Mas a tramitação da matéria anda a passos de cágado.
Fenasan exibe inovações tecnológicas
Ganhos ambientais e sistemas para economia de água dão a tônica do que o mercado terá. Apesar das indefinições em relação a um marco regulatório que impulsione os investimentos em saneamento básico em todo o País, o segmento de tecnologias, insumos e equipamentos aposta na crescente necessidade de se tratar efluentes e nas inovações tecnológicas que proporcionem ganhos ambientais aos sistemas de tratamento de água e esgotos. Um dos indicadores desse cenário é a XV Fenasan - Feira Nacional de Equipamentos para Saneamento, que começa hoje, no Expo Center Norte, em São Paulo