Quando se fala de "respeito", o termo possui o significado de conceder ao "outro" um grau de reverência desejado para si próprio e/ou para sua escala de valores. Inclui ainda a percepção do universo do "outro", observar seu perfil sem nele interferir sem permissão, muito menos causar-lhe dano.
Tradicionalmente, a expressão "impor respeito" significa agir no sentido de atrair para si um julgamento individual e/ou o coletivo de merecimento daquela condição como se ela não fosse inerente ao próprio ser humano, independentemente do seu eventual comportamento, muito menos a partir de uma imposição.
"Dar-se ao respeito", expressão muito utilizada quando se pretende dizer que o indivíduo cumpriu ou não as regras de merecimento de tal condição, correspondendo assim à mesma situação anterior, agora numa versão passiva, subentendendo que respeito seria uma condição adquirida pela postura social do indivíduo, por sua localização ei ou desempenho no tecido social, ou por sua atuação em determinado episódio.
Nesse sentido, é fundamental estabelecer que todo cidadão é igualmente merecedor de respeito na sua expressão máxima, seja ele quem for, faça o que fizer. E esse reconhecimento deve se dar de modo pleno e permanente, e em relação a todos, principalmente por parte das autoridades que representam o Estado, investidos que estão de poderes especiais para assegurar efetivamente a garantia daqueles direitos e prerrogativas previstos em lei.
Fonte:
http://www.dhnet.org.br/oficinas/scdh/parte1/conceitos/respeito.html